MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Assistência Farmacêutica
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400602   Período: 20191   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VICTOR VITORINO LIMA

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Princípios da Assistência Farmacêutica: responsabilidade do profissional farmacêutico e aspectos sociais. Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM). Coleta de informações: construção de um banco de dados. Princípios da Comunicação: relação entre farmacêutico e paciente. Anamnese farmacêutica e análise dos dados. Metodologias de seguimento/acompanhamento Farmacoterapêutico. Uso racional de medicamentos. Atenção Farmacêutica na atenção básica de saúde.

Justificativa

A disciplina proporciona a aquisição de conhecimentos técnico-científicos necessários para identificar, resolver e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos e contribuir de forma única na atenção à saúde. Promover a discussão sobre a gestão de serviços de atenção farmacêutica nos diversos níveis de atenção à saúde, com ênfase no planejamento e avaliação de resultados.

Seguindo a resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. - CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Objetivo Geral

Promover a reflexão sobre a prática da atenção farmacêutica como resposta a uma necessidade social. Preparar o estudante para a prática clínica no contexto da atenção primária à saúde, de forma articulada com a saúde coletiva, a partir da perspectiva humanista e centrada no paciente. Promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para: - a avaliação das necessidades farmacoterapêuticas do paciente, - a elaboração de planos de cuidado que o auxilie a atingir os objetivos terapêuticos e, - a avaliação dos resulta dos obtidos pelo paciente.

Objetivos Específicos

Conhecer as diretrizes e prioridades da política nacional de medicamentos.
Formas de incentivar o uso racional de medicamentos, conhecendo fatores que influenciam o uso de medicamentos, consequências do uso inadequado de medicamentos e causas de erros de medicamentos .
Definir os resultados negativos associados aos medicamentos.
Enumerar os problemas relacionados a medicamentos.
Aplicar de forma correta e segura o seguimento farmacoterapêutico.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas com a utilização de projetor de multimídia, quadro e giz;
Apresentação de seminários, usando como fonte pesquisa artigos científicos, sites de instituições especializadas e literatura disponível na biblioteca; Grande parte da disciplina será ministrada na forma de metodologia ativa. Metodologia ativa é um processo amplo e possui como principal característica a inserção do aluno/estudante como agente principal responsável pela sua aprendizagem, comprometendo-se com seu aprendizado. Nesta disciplina o material das alunas será passado para os alunos com antecedência e as aulas serão utilizadas para debate, questionamentos e exercícios para fixação da matéria

Avaliação

Grande parte da disciplina será ministrada na forma de metodologia ativa. As avaliações serão feitas através de provas, trabalhos, seminários e/ou relatórios de aulas. Alguns trabalhos e seminários poderão contribuir com pontos adicionais nas notas das avaliações. A média final será o resultado da média aritmética de três avaliações. Será aprovado por média o aluno que, respeitando o índice de frequência, obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco).
De acordo com a resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. - CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso