MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacologia II
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400604   Período: 20191   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FERNANDA REGINA CASAGRANDE GIACHINI VITORINO

Status: Homologado

Ementa

Ementa: O estudo dos fármacos: classificação, propriedades, mecanismo de ação e efeitos sobre o organismo. Neurotransmissão química como mediadora das ações das drogas. Depressão e transtorno bipolar, Antidepressivos e estabilizantes do humor. Ansiolíticos e hipnótico-sedativos. Antipsicóticos. Ampliadores cognitivos e Psicofarmacologia da recompensa e drogas de abuso.

Justificativa

Estudo da ação de drogas com ação no sistema nervoso central.
esse plano de ensino contempla as Resoluções:
- CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Objetivo Geral

Propiciar ao aluno conhecimentos da Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Fornecer bases para reconhecer os mecanismos pelos quais os grupos de fármacos podem interferir na prática clínica. Despertar consciência crítica a respeito dos medicamentos.

Objetivos Específicos

Compreender os princípios gerais que regem as ações das drogas no organismo e do organismo sobre asdrogas.
Acionar o raciocínio a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreender o mecanismo de ação, efeitos, indicações, contra-indicações e reações adversas dos principais fármacos utilizados no tratamento, profilaxia e diagnóstico.
Propiciar o entendimento dos mecanismos de ação farmacológica e interação
dos fármacos no tratamento clínico.
Estimular a participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas pela Disciplina deFarmacologia II bem como a participação em trabalhos em equipe.
Propiciar conhecimentos necessários para a interdisciplinaridade da farmacologia.
Desenvolver um comportamento profissional, ético, digno e respeitoso em relação aos seres humanos e à equipe multidisciplinar.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aula expositiva, seminários, aula práticas, estudo de casos.

Avaliação

O processo de avaliação constará de 03 (três) notas. Cada nota abrangerá o conteúdo exposto em sala de aula, podendo incluir o estudo de artigos científicos, casos clínicos e outras atividades práticas pertinentes à disciplina.
Um seminário apresentado pelos alunos poderá ser utilizado como uma dessas quatro notas.
Ao final, calcular-se-á a média aritmética das três avaliações e será aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco). Além da aprovação da avaliação (média = 5,0), o aluno também precisará apresentar uma frequência mínima de 75% de presença.

OBS: O aluno que faltar em qualquer atividade avaliativa realizada em sala de aula, bem como se ausentar das aulas práticas; não será feita reposição das notas sem justificativa.
Entretanto, as provas teóricas poderão ser feita uma segunda chamada, desde que a falta no dia da prova seja devidamente justificada, dentre do prazo da legislação da UFMT.
A legislação da UFMT preconiza a utilização de até 20% da carga horária para realização de atividades didáticas não presenciais.

Resoluções:
- CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

o livro STHAL S. M. Psicofarmacologia, Base neurocientífica e aplicações práticas deveria ser uma bibliografia básica para o curso, mas não é encontrado na biblioteca.

Embora os livros estejam disponíveis na proporção de 1 livro para cada 6 alunos, existe a demanda dos mesmos livros para outras disciplinas que são ministradas simultaneamente em outros cursos, o que reduz essa proporção.

8 exemplares - As bases farmacológicas da terapêutica de Goodman & Gilman.
13 - exemplares - Rang & Dale farmacologia.
2 - exemplares - Farmacologia: texto e atlas.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso