MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: IMUNOLOGIA CLÍNICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900021
Período: 20191
Turma: FA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 32 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADENILDA CRISTINA HONORIO FRANCA
Status:
Homologado
Ementa
Ementa: Introdução a Imunologia.. Sorologia; Principais técnicas de coleta e armazenamento em imunologia; principais técnicas de imunodiagnóstico. Diagnóstico sorológico de doenças infecciosas. Reações de hipersensibilidade. Imunologia dos tumores. Imunologia dos transplantes. Imunodeficiências. Doenças autoimunes. Imunoprofilaxia. Terapia imunológica. Terapia imunossupressora.
Justificativa
Na formação do Farmacêutico com ênfase em análises clínicas há necessidade de conhecimentos que abordem os principais exames sorológicos. Assim, a disciplina de Imunologia Clínica visa gerar conhecimentos que complementam as atividades de análises clínicas e a atuação do futuro profissional em práticas de laboratório clínico.
Objetivo Geral
Desenvolver conhecimentos das patologias imunológicas e de diagnósticos imunológicos laboratoriais.
Objetivos Específicos
Aprofundar em conceitos de imunopatologia;
Familiarizar com as principais técnicas laboratoriais aplicadas à imunologia clínica;
desenvolver habilidades práticas em laboratório clínico.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Aulas Teóricas:
• Aulas didáticas expositivas com auxílio de projetor de multimídia, retroprojetor e quadro.
• Discussão sobre artigos técnicos relacionados aos tópicos trabalhados
Aulas Práticas:
Laboratório de Bioquímica Clínica: realização dos principais exames de rotina no Laboratório Clínico.
Apresentação de casos clínicos, interpretação de resultados e emissão de laudos técnicos.
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Avaliação
A avaliação será efetuada como etapa do processo ensino-aprendizagem. Salientando-se a importância deste processo na relação com as competências e habilidades desenvolvidas em consonância com as propostas do projeto pedagógico.
Avaliações Bimestrais Práticas:20%
Apresentação de estudo de casos e relatórios de práticas de laboratório
Avaliação Bimestral Teórica: 80%
Tais avaliações resultarão em uma nota por bimestre. A média semestral será obtida somando-se as notas e dividindo o resultado pelo número de avaliações.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Amparo Legal:
Resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Resolução CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso