MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: QUÍMICA ORGÂNICA I
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 72100042   Período: 20191   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CLAUDEMIR BATALINI

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Introdução à química do carbono. Função e nomenclatura dos compostos orgânicos: Hidrocarbonetos, compostos oxigenados, compostos nitrogenados, compostos aromáticos, compostos heterocíclicos. Forças intermoleculares. Ácidos e bases em química orgânica. Estereoquímica dos compostos orgânicos. Principais mecanismos das reações orgânicas: reação de adição, reação de eliminação, reação de substituição nucleofílica ( SN1, SN2 e SNA), reação de substituição eletrofílica, reações radicalares.

Justificativa

Os conteúdos desenvolvidos na disciplina são importantes pela interligação com disciplinas posteriores do curso de Farmácia, como por exemplo, Química Farmacêutica, Farmacognosia, Bioquímica, denotando seu caráter interdisciplinar.

Objetivo Geral

Proporcionar um estreitamento entre os conteúdos programados com a área farmacêutica e afins.

Objetivos Específicos

Proporcionar ao aluno conhecimentos importantes de aspectos estruturais, de nomenclatura e de tridimensionalidade das moléculas orgânicas, com suas aplicações na área farmacêutica, química e correlatas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas expositivas com recursos audiovisuais;
- Apresentação de seminários interativos;
- Aulas práticas em Laboratório de Química e Laboratório de Computação;
- Pretende-se trabalhar os conteúdos teóricos e práticos a partir de temas geradores de interesse aplicados à área de Farmácia e áreas correlatas;
- Pesquisas incluindo o uso da Internet e apresentação de trabalhos;
- Estudos de artigos científicos.

Avaliação

O processo de avaliação constará em 02 (duas) notas, com valor máximo de 10,0 (dez), incluindo a parte teórica e/ou prática. 7,0 (sete) pontos serão conferidos em uma avaliação em que questões teóricas e práticas são contempladas e 3,0 (três) pontos serão conferidos às atividades práticas, questões e/ou relatórios das aulas práticas, exercícios desafio, entre outros, que poderão ser solicitados. Para os alunos que ainda não atingiram a média igual ou superior a 5,0 (cinco) para garantir a aprovação na disciplina, uma avaliação substitutiva será aplicada ao final, constando de todo o conteúdo teórico e prático estudados, em que o acadêmico poderá substituir sua menor nota. Ao final do semestre letivo, far-se-á uma média aritmética e será APROVADO o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco vírgula zero). Será considerado REPROVADO o aluno que obter média inferior a 5,0 (cinco vírgula zero).
Resoluções:
CONSEPE 14/99 e Cursos Seriados / CONSEPE 27/99.

Resoluções:
- CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e à distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso