MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estatística Geral
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000002   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DILERMANDO PEREIRA LIMA JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Introdução à estatística descritiva; Análise combinatória e binômio de Newton; Teoria elementar de probabilidade; Variáveis aleatórias; Funções de variáveis aleatórias; Distribuição binomial, normal; Testes de t, χ2 e F; Aplicação da análise de variância; Noções de Estatística não paramétrica.

Justificativa

A Estatística é o ramo da Ciência que estuda a organização e a coletas de dados. Portanto, para o bom desenvolvimento de qualquer pesquisa é necessário um uso correto dos métodos estatísticos. Nesse curso fazemos uma introdução a Estatística mostrando aos alunos os seus principais métodos, mas principalmente mostrando o contexto no qual a Estatística pode ser usado nas pesquisas e no dia a dia na área da Farmácia. Devido a epidemia de Covid-19, todas as atividades presenciais estão suspensas. Dessa forma, todo o componente curricular será ofertado por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação.

Objetivo Geral

Proporcionar aos discentes conhecimentos sobre o método científico, a construção de modelos e hipóteses estudos e como usar corretamente as ferramentas da estatística para os respectivos trabalhos.

Objetivos Específicos

Utilizar estatística no contexto científico;
Calcular as medidas de estatística descritivas;
Compreender o processo de inferência estatística;
Realizar alguns testes de hipóteses;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão realizadas de maneira expositiva e dialogada, com a fixação de conteúdo através de atividades e exercícios.

Todas as atividades serão disponibilizadas aos alunos por meio do Ambiente Virtual do Aprendizagem (AVA). O Guia de estudo e o Plano de Ensino serão disponibilizados no AVA. Essas alterações são devido a pandemia de Covid-19 que impossibilitou aulas presenciais. Portanto, a disciplina será por meio de TIC neste semestre de 2020/1_bloco 2 e seguirá a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020;

Avaliação

As avaliações serão de acordo com a Resolução CONSEPE nº 27/99. Serão feitas três provas regimentais (P). Para o cálculo da nota final (NF) aplicar-se-á a seguinte fórmula: NF = [(P1x2)+(P2x4)+(P3x4)/10.

Não haverá prova substitutiva. Provas de segunda chamada somente com atestado médico com o processo devidamente aberto no SEI.

Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem nota final igual ou superior a 5,0 (cinco) como preconizado pela Resolução CONSEPE N.º 63, de 24 de setembro de 2018.



Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. - CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso