MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Anatomia Humana
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000003   Período: 20201   Turma: FA1
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: OLEGARIO ROSA DE TOLEDO

Status: Homologado

Ementa

Aspectos anatômicos do corpo humano. Estudo da anatomia sistemática. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Planos e terminologia anatômicos. Princípios gerais de construção do corpo humano. Aparelho locomotor. Articulações. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório e linfático. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.

Justificativa

A disciplina de Anatomia Humana é a base de todo curso da área da saúde. Assim, ao estudar os diversos sistemas, a Anatomia facilita a compreensão do que é essencial para a formação de um bom profissional de saúde. Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre o corpo humano necessários à atuação profissional do farmacêutico.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina o aluno deverá conhecer:
A história da Anatomia e os princípios da anatomia externa;
Denominações e termos mais usados;
Os nomes das peças anatômicas de todos os sistemas do corpo;
O corpo humano como uma unidade integrada de sistemas.
A anatomia humana do ponto de vista sistemático, com ênfase à parte prática que só será ministrada oportunamente devido à pandemia.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será realizada on line. Incluindo as avaliações , disponibilizadas de acordo com o cronograma da disciplina. As aulas serão remotas. Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino: aulas em pdf, videoaulas, vídeos didáticos, slides das aulas, textos de apoio e complementares. Diante do contexto especial de pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, tanto as aulas práticas quanto as teóricas serão ofertadas por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), ou seja, de maneira remota. Assim, as aulas práticas ocorrerão de modo síncrono, através do BBB, com apresentação de vídeos e fotos das peças anatômicas do Laboratório de Anatomia. Para melhor aproveitamento, a disciplina conta com monitores para orientação tanto nas aulas práticas como teóricas. De acordo com a Res consepe 87 17/12/2020.

Avaliação

_Avaliação da participação: videoaulas, vídeos didáticos, fóruns de discussão, iniciativa, criatividade, assiduidade, conduta ética e cumprimento das atividades solicitadas realizadas individualmente em cada unidade.
_Avaliação das Atividades Manuscritas (resolução de listas de exercícios e de atividades, síntese de textos – resumos) encaminhadas individualmente on line, em cada unidade.
_Presença: O registro de ausência no diário de classe online está dispensado, excepcionalmente, durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TIC. A nota final será a média obtida pelo somatório das notas teóricas de cada uma das três unidades, todas de peso 1 e valendo de zero a dez cada uma. Esta média será somada à nota das aulas práticas e dividida por dois obtendo-se, assim, a nota final. Nota Final (NF) = [A(Un I + Un II + Un III)/3) + B] / 2 = X (0-10). Res CONSEPE 63 de 24/09/2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

As aulas práticas de Anatomia só acontecerão quando forem permitidas as aulas presenciais.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso