MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Anatomia Humana
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000003   Período: 20201   Turma: FA3
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: OLEGARIO ROSA DE TOLEDO

Status: Homologado

Ementa

Aspectos anatômicos do corpo humano. Estudo da anatomia sistemática. Introdução ao estudo da Anatomia Humana. Planos e terminologia anatômicos. Princípios gerais de construção do corpo humano. Aparelho locomotor. Articulações. Sistema muscular. Sistema nervoso. Sistema circulatório e linfático. Sistema respiratório. Sistema digestório. Sistema urinário. Sistema genital. Sistema endócrino. Sistema tegumentar.

Justificativa

A disciplina de Anatomia Humana é a base de todo curso da área da saúde. Assim, ao estudar os diversos sistemas, a Anatomia facilita a compreensão do que é essencial para a formação de um bom profissional de saúde. Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso.

Objetivo Geral

Proporcionar ao aluno conhecimentos sobre o corpo humano necessários à atuação profissional do farmacêutico.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina o aluno deverá conhecer:
A história da Anatomia e os princípios da anatomia externa;
Denominações e termos mais usados;
Os nomes das peças anatômicas de todos os sistemas do corpo;
O corpo humano como uma unidade integrada de sistemas.
A anatomia humana do ponto de vista sistemático, com ênfase à parte prática que também será ministrada de forma remota devido à pandemia.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será realizada de forma remota, incluindo as avaliações disponibilizadas de acordo com o cronograma da disciplina. Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino: aulas em pdf, videoaulas, vídeos didáticos, slides das aulas, textos de apoio e complementares. Diante do contexto especial de pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, a disciplina será ofertada por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) inclusive as aulas práticas que também ocorrerão de forma remota através de vídeos e fotos enviadas aos discentes e debates realizados de forma síncrona. De acordo com Resolução CONSEPE 87 de 17/12/20.

Avaliação

A) Avaliação das atividades teóricas: Resolução de listas de exercícios e resumos das videoaulas encaminhadas individualmente em cada unidade.
B) Avaliação das atividades práticas: Resolução de exercícios e desenhos de peças anatômicas referentes às aulas práticas.
A nota final será a média obtida pelo somatório das notas de cada uma das três unidades, todas de peso 1 e valendo de zero a dez cada uma. Essa média será somada à nota das aulas práticas e dividida por dois obtendo-se, assim, a nota final.
Nota Final (NF) = [A(Un I + Un II + Un III)/3) + B] / 2 = X (0-10)

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso