MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Química Geral e Inorgânica
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000006   Período: 20201   Turma: FA3
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DALIAH ALVES COELHO TREVISAN

Status: Homologado

Ementa

Química: uma ciência experimental. Modelos Atômicos: desenvolvimento histórico e modelo atual. Tabela Periódica e Propriedades Periódicas. Ligações Químicas. Estrutura e Propriedades dos Compostos. Os metais de transição.

Justificativa

A disciplina de química geral propiciará ao aluno construir o conhecimento e dar significado prático aos conceitos fundamentais de química, além de fazer com que o mesmo desenvolva um espirito crítico-científico que será de crucial importância para o seu desenvolvimento profissional.

Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, os conteúdos tanto teóricas como práticos, serão realizadas por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da UFMT. As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional de forma síncrona e assíncrona com a disponibilização de conteúdos no formato digital e comprovação das atividades desenvolvidas.

Objetivo Geral

Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de compreender a importância dos conceitos e processos químicos e aplicações na área farmacêutica.

Objetivos Específicos

1. Compreender os conceitos da matéria, bem como suas propriedades;
2. Relacionar as características e propriedades da estrutura atômica com a organização periódica dos elementos, as diferentes interações moleculares e ligações químicas;
3. Aplicar os fundamentos de estequiometria em reações químicas bem como para o preparo de soluções;
4. Compreender o conjunto de termos específicos da nomenclatura da química inorgânica, bem como suas propriedades periódicas

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Devido ao contexto atual no qual nos encontramos (pandemia de COVID-19) as aulas do período 2020/1 bloco 2, serão realizadas via TICs no AVA, de maneira síncrona e assíncrona de acordo com a resolução CONSEPE 87 de 17 de Dezembro de 2020.
- Serão feitas aulas expositivas e interacionais (com a utilização da plataforma Moodle no AVA, e também outras plataformas disponíveis)
- As aulas práticas serão realizadas de maneira virtual, com a utilização de materiais virtuais de apoio, como vídeo aulas expositivas disponibilizadas online, utilização de materiais teóricos que serão disponibilizados aos alunos, e realizações de relatórios sobre as técnicas que forem discutidas.
- Serão realizados ainda estudos dirigidos, questionários de apoio, trabalhos em grupos e grupos de discussões sobre os temas discutidos nas aulas virtuais.



Avaliação

- Provas escritas (P1; P2): 7 pontos, cada prova (com exercícios de conteúdo teórico-dissertativo e exercícios numéricos;
- Estudos dirigidos (E1; E2): 3 pontos, divididos em diversas atividades avaliativas;

- As notas de relatórios em grupos e avaliação continuada individual (NR): 10 pontos (subdivididos, portanto em notas de relatório e participação ativa nas aulas práticas)


A média final (MF) da nota será composta por uma média aritmética de todas as notas citadas acima.

(P1+E1) + (P2 + E2) + (NR) / 3 = MF

Em caso de falta em qualquer prova, o aluno deve utilizar a ferramenta Protocolo Virtual (Segunda chamada de provas no site da UFMT) anexando a devida justificativa para solicitar a segunda chamada até 48h após a prova ou vencimento do atestado. Tal solicitação será analisada pelo professor responsável pela disciplina.


Não será aplicada prova de segunda chamada/prova final, sem que haja uma justificativa protocolada pelo aluno, como descrito anteriormente.

De acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020, artigo 6°, “o registro de ausência no diário de classe fica dispensado, excepcionalmente, durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TIC.”


As avaliações serão realizadas conforme previsto na Resolução nº 63/CONSEPE de 24/09/018, que regulamenta a avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Regulamentações

CONSEPE 87 de 17 de Dezembro de 2020 - Regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em carácter excepcional e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais.

CONSEPE 63 de 24 de Setembro de 2018 – Regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais da UFMT.

CONSEPE 26 de 07 de maio de 2018 – Regulamenta o diário de classe online e relatório de notas no curso de graduação presencial da UFMT em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso