MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Bioquímica
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000013   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MARIA FERNANDA SPEGIORIN SALLA BRUNE

Status: Homologado

Ementa

Estrutura, característica química e função de carboidratos, lipídeos, proteínas e ácidos nucléicos. Vitaminas e coenzimas. Aspectos cinéticos e metabólicos de enzima. Bioenergética. Metabolismo de carboidratos, lipídios, proteínas e nucleotídeos. Regulação e integração metabólica. Erros inatos do metabolismo.

Justificativa

A disciplina de Bioquímica é vista como uma ferramenta interdisciplinar, que envolve conhecimentos de Química, Biologia Celular a Molecular e Fisiologia, dentre outras áreas, a fim de elucidar os processos químicos relacionados à vida. Uma das razões mais importantes para o estudo da Bioquímica é entender as interações entre a nutrição, o metabolismo e a genética nos estados de saúde e doença.

Objetivo Geral

Apresentar aos discentes conceitos básicos de Bioquímica, os quais abordam estrutura, função e metabolismo de macromoléculas, tornando-os mais aptos para discutir e aplicar as bases químicas no entendimento dos processos vitais do organismo.

Objetivos Específicos

• Conhecer e compreender a importância e as funções das biomoléculas (vitaminas, lipídeos, carboidratos, proteínas e nucleotídeos) na área de saúde;
• Direcionar a discussão sobre os processos metabólicos de síntese e degradação das macromoléculas alimentares: proteínas, lipídios e carboidratos, desde sua degradação para obtenção de energia até a sua síntese endógena quando necessária;
• Orientar os alunos para a importância da bioquímica metabólica para a sociedade e relacioná-la ao processo de saúde e doença;
• Construir o interesse do aluno em relação à Bioquímica e relacionar os conhecimentos adquiridos com outras disciplinas da matriz curricular.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de Bioquímica (113000013) tem carga horária de 64 horas teóricas, em que serão realizadas estratégias de ensino por meio de Tecnologias de informação e Comunicação (TICs) neste semestre de 2020/1 (bloco 2), de acordo com a Resolução CONSEPE UFMT n° 87, de 17 de dezembro de 2020.
A plataforma de comunicação e informação será preferencialmente o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT.
Os conteúdos serão disponibilizados de forma assíncrona, com a utilização de videoaulas. Leituras adicionais, textos e artigos científicos serão ofertados visando a complementação dos estudos e fixação dos conteúdos. Poderão ser realizadas aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da disciplina. Os referidos materiais poderão ser acessados pelo estudante no momento mais oportuno (de forma assíncrona) na plataforma institucional AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações de aprendizagem (Nota1 e Nota 2), com valores de 40 (Nota 1) e 30 pontos (Nota 2), além das atividades avaliativas ao final de cada assunto, as quais somarão ao final da disciplina o valor de 30 pontos (Nota 3).
Estas atividades avaliativas (Nota 3) ocorrerão ao final de cada assunto abordado, sendo semanais ou quinzenais, de acordo com o tema ministrado, e terão o tempo LIMITADO de acesso. Para que o aluno alcance o valor integral na Nota 3 (30 pontos), ele deve participar de todas as atividades propostas, sendo que a pontuação da Nota 3 será proporcional às atividades que o aluno realizou.
As atividades semanais e as avaliações de aprendizagem deverão ser respondidas respeitando-se o prazo informado no AVA.

O cálculo da média será realizado da seguinte maneira:
(Nota 1 + Nota 2 + Nota 3)/10 = Média final (10 pontos)

Os discentes que obtiverem média igual ou superior a 5,0 pontos estarão aprovados na disciplina de Bioquímica, segundo a Resolução CONSEPE N.º 63, de 24 de setembro de 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso