MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacologia I
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000015   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FLAVIA LUCIA DAVID

Status: Homologado

Ementa

Ensaios Clínicos. Farmacocinética. Farmacologia Molecular. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Classificação, propriedades, mecanismo de ação e efeitos de fármacos sobre diversos sistemas orgânicos e efeitos colaterais. Neurotransmissão química como mediadora das ações das drogas.

Justificativa

Fornecer conhecimentos básicos que permita o aluno desenvolver um serviço de atenção a saúde e exercitar o aluno a pensar na dispensação de medicamentos como uma arte a serviço do paciente.

Objetivo Geral

Compreender os mecanismos envolvidos na interação droga - organismo, as ações farmacológicas, bem como os possíveis efeitos indesejáveis das drogas. Conhecer o mecanismo de ação, as ações fisiológicas e a implicação em processos patológicos de diferentes substâncias produzidas endogenamente. Fornecer bases para reconhecer os mecanismos pelos quais os grupos de fármacos podem interferir na prática clínica. Despertar consciência crítica a respeito dos medicamentos.

Objetivos Específicos

- Estimular o aluno a compreensão sobre USO RACIONA L DE MEDICAMENTOS relacionando eficácia, objetivos do tratamento, segurança, conforto para o paciente, tratamento não farmacológico e custo financeiro do tratamento medicamentoso;
- Promover, através do ensino de farmacologia baseada em problemas e em evidências clínicas, dinâmicas relacionadas com situações cotidianas da prática profissional
- Conhecer o mecanismo de ação dos fármacos nos sistemas orgânicos;
- Despertar a preocupação e o reconhecimento da relevância de se conhecer os riscos e os benefícios das associações entre medicamentos e da terapêutica em pacientes que com necessidades especiais.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de FARMACOLOGIA I será ministrada neste período flexibilizado através de Tecnologias de Informação e será utilizado, preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem.
As atividades teóricas previstas, serão realizadas: através da realização de aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da aula, e posteriormente disponibilizada aos alunos para visualização assíncrona, ou; através de vídeos gravados previamente e disponibilizados aos alunos e usando vídeos disponibilizados pelo docente da disciplina; Artigos científicos/ Textos salvos e enviados em formato PDF; Links de vídeos que poderão ser acessados pelo aplicativo YouTube; Material teórico com slides preparados, salvos em formado PDF.
Todos os materiais serão disponibilizados aos alunos pela plataforma AVA.
ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM
Debate por meio da ferramenta assíncrona – Fórum da plataforma AVA;
Realização de tarefas por meio da fermenta Envio de Arquivo - Realização das atividades propostas. Cumprimento das atividades avaliativas propostas - Questionário eletrônico;Participar de seminários e debates por meio de ferramenta eletrônica disponível no AVA, quando avaliativos, serão previamente informados a todos os alunos.
O material postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem, deverá ser discutido de forma síncrona com o aluno, para atingir os objetivos educacionais da disciplina. As possíveis dúvidas que surgirem durante o ensino digital serão solucionadas pelo docente, conforme necessidades dos conteúdos ministrados. Poderão ser realizadas reuniões por meio das tecnologias de informações, a fim de esclarecer possíveis dúvidas. Serão repassados para os estudantes estudo dirigidos e questionários, e será utilizado o horário de aula para esclarecer as possíveis dúvidas e/ou resolução de problemas

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Neste período flexibilizado será utilizado as Tecnologias de Informação, preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem.
Diante a pandemia do COVID-19, a parte teórica desta disciplina será ofertada de forma virtual ou gravadas (por exemplo via google meet, zoom, entre outras).
Quando necessário o docente irá sanar as dúvidas de forma virtual dos estudantes nas atividades teóricas propostas, a fim de melhorar o desempenho dos alunos que estão matriculados na disciplina.

Será possível a utilização de todas as ferramentas da plataforma AVA;
Forum / Lista de discussão
Email
Mensagem pelo fórum AVA
Utilização da plataforma Zoom, google meet ou AVA;
Utilização de aplicativos para troca de mensagens com grupo de alunos;
Comunicação direta com monitores e alunos.

Avaliação

As avaliações teóricas poderão ser realizadas on line, caso a situação da COVID 19 não voltar ao normal. As avaliações, se aplicadas, deverão ser mantidas como presenciais. Os alunos irão realizar uma avaliação teórica (10 questões dissertativas), sendo que terá o valor de 10 pontos. Os discentes que obterem nota de 5,0 pontos serão aprovados na disciplina ofertada pelo ensino digital. Seguindo RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual, dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual, dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Espero que nesse momento delicado de pandemia do COVID 19 possamos, crer e acreditar. Assim como nos escreveu Cora Coralina:
“Acredito nos jovens à procura de caminhos novos, abrindo espaços largos na vida. Creio na superação das incertezas deste fim de século.”

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso