MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Assistência Farmacêutica
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000016   Período: 20201   Turma: FA3
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: VICTOR VITORINO LIMA

Status: Homologado

Ementa

Princípios da Assistência Farmacêutica: responsabilidade do profissional farmacêutico e aspectos sociais. Problemas Relacionados a Medicamentos (PRM). Coleta de informações: construção de um banco de dados. Princípios da Comunicação: relação entre farmacêutico e paciente. Anamnese farmacêutica e análise dos dados. Metodologias de seguimento/acompanhamento Farmacoterapêutico. Uso racional de medicamentos. Atenção Farmacêutica na atenção básica de saúde.

Justificativa

“Olá a todos,
Sejam todos muito bem-vindos a disciplina de Assistência Farmacêutica. A disciplina será realizada toda on line. Recomendamos a todo estudante realizar a leitura do Guia de Estudos e do Plano de Ensino que irão orientá-lo para melhor aproveitamento deste componente curricular. Posteriormente recomendamos o acompanhamento das unidades de aprendizagem que serão disponibilizadas de acordo com o cronograma da disciplina.”

A disciplina proporciona a aquisição de conhecimentos técnico-científicos necessários para identificar, resolver e prevenir problemas relacionados ao uso de medicamentos e contribuir de forma única na atenção à saúde. Promover a discussão sobre a gestão de serviços de atenção farmacêutica nos diversos níveis de atenção à saúde, com ênfase no planejamento e avaliação de resultados.

Seguindo a resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. - CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DA DISCIPLINA:

Para cursar a disciplina de Assistência Farmacêutica durante a pandemia do COVID-19 o aluno deverá estar cursando Farmacologia I por ser um có-requisito segundo o PPC CONSEPE 05-2019, e estar devidamente matriculado na disciplina que será ofertada de maneira flexibilizada. Além disso, o estudante terá que ter computador conectado à internet e disponibilidade para os encontros de forma síncrona (ao vivo) as quartas-feiras pela manhã, seguindo o calendário preconizado pela RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 33, DE 08 DE JULHO DE 2020 e RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.

Objetivo Geral

Promover a reflexão sobre a prática da atenção farmacêutica como resposta a uma necessidade social. Preparar o estudante para a prática clínica no contexto da atenção primária à saúde, de forma articulada com a saúde coletiva, a partir da perspectiva humanista e de acordo com as diretrizes vigentes, tendo o paciente como foco. Promover o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para: - a avaliação das necessidades farmacoterapêuticas do paciente, - a elaboração de planos de cuidado que o auxilie a atingir os objetivos terapêuticos de forma segura e eficaz baseado em evidências científicas.

Objetivos Específicos

Conhecer as diretrizes e prioridades da política nacional de medicamentos.

Formas de incentivar o uso racional de medicamentos, conhecendo fatores que influenciam o uso de medicamentos, consequências do uso inadequado de medicamentos e causas de erros de medicamentos .

Definir os resultados negativos associados aos medicamentos.

Enumerar os problemas relacionados a medicamentos.

Aplicar de forma correta e segura o seguimento farmacoterapêutico.

Definir características do farmacêutico 5 estrelas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a restrição de atividades presenciais da UFMT,
serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 e RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual, dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual, dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso e que também preconiza que será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco).

A disciplina de Assistência Farmacêutica será dividido em 4 unidades (módulos) principais, de forma a proporcionar melhor o entendimento da ementa desse curso. Todas as aulas e conteúdos extras serão colocadas no sistema AVA. A Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) será preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem.

Os módulos e/ou unidade I, II e III serão ministrados da seguinte forma:

a) Videoaulas assíncronas (cada módulo com no mínimo 3 aulas).

b) Exercício de fixação complementares, individuais (A entrega destes exercício valerá nota, a qual será somada a cada avaliação do referido módulo).

c) Aula síncrona para tirar as dúvidas antes das provas.

d) Prova on-line, com entrada LIMITADA e tempo LIMITADO. No caso de problemas técnicos, como por exemplo dificuldades de conexão, as avaliações serão remarcadas posteriormente e realizadas de forma oral e síncrona, via sistema AVA ou outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir para o processo de avaliação .


O módulo e/ou unidade IV será disponibilizada aos alunos após a realização da primeira prova, sendo realizada da seguinte forma:

a) Apresentação de seminário no horário da disciplina de forma síncrona (ao vivo). Caso haja dificuldade para o aluno em realizar essa atividade de forma síncrona, o aluno poderá solicitar a apresentação de forma assíncrona, porém a arguição deverá ser de forma síncrona, preferencialmente via sistema AVA.


ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM

Devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020 e a RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020. Portanto, nesta disciplina, a cada videoaula assíncrona, é responsabilidade do aluno realizar todas as atividades propostas no plano de aula, disponibilizado junto com as videoaulas assíncronas. Durante a videoaula ou na mesma aba da videoaula, estarão especificados todas as tarefas e prazos referentes aquele tópico em questão. O aluno terá a oportunidade de encontrar o professor virtualmente, a cada final de módulo e/ou unidade apresentado, podendo tirar suas dúvidas principais antes das provas on-line. No caso de problemas técnicos, como por exemplo, dificuldades de conexão, as atividades síncronas (seminários e provas) serão remarcadas posteriormente. Cada videoaula assíncrona possuirá uma atividade individual, prevista no plano de aula.

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

A comunicação será realizada, inicialmente, a partir de mensagem utilizando a ferramenta “avisos” do AVA. Preferencialmente todas as mensagens serão realizadas via AVA, mas se caso houver necessidade esse contato poderá ser feito por outra TICs.

Cada tópico será devidamente identificado, contendo o material a ser utilizado durante a aula;

Para dúvidas, os estudantes poderão se comunicar com o professor, por meio da ferramenta “mensagens” do AVA ou caso o aluno tenha dificuldade ele também poderá entrar em contato via o e-mail do professor: vvlimaufmt@gmail.com

A primeira videoaula desta unidade, bem como o material complementar acima mencionado, serão disponibilizados no AVA na primeira semana de aula.

As demais postagens serão disponibilizadas de acordo com o plano de aula daquele tópico.

As atividades síncronas estarão especificadas no plano de aula no início do tópico.

O e-mail do professor poderá ser utilizado para comunicações que se façam necessárias. vvlimaufmt@gmail.com

h.Nesse caso, sempre trazer no assunto da mensagem: Assint. Farmacêutica 2020 flexibilizado–dúvida. O e-mail deve obrigatoriamente adicionar o nome do autor e telefone para contato.

Avaliação

No decorrer da disciplina de Assistência Farmacêutica, o aluno irá realizar no mínimo três provas on-lines síncronas com entrada LIMITADA e tempo LIMITADO. No caso de problemas técnicos, como por exemplo dificuldades de conexão, as avaliações serão remarcadas posteriormente e realizadas de forma oral e síncrona. Estas avaliações terão um peso de 60 %, em relação ao peso total da disciplina.

Além das provas, parte da nota PODERÁ SER formada pelas atividades (exercícios) de fixação do conteúdo associado às videoaulas assíncronas, caso seja entregue até a data pré-determinada.

A Quarta nota será vinculado à apresentação, slides e arguição do seminário apresentado. Esta etapa terá um peso de 40% , em relação ao peso total da disciplina.

De acordo com a resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco) segundo a Resolução CONSEPE N.º 63, de 24 de setembro de 2018

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso