MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Parasitologia
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000023   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DANNY LAURA GOMES FAGUNDES TRICHES

Status: Homologado

Ementa

Introdução à Parasitologia e estudo dos principais parasitos que atingem a espécie humana: classificação, morfologia, habitat, ciclo biológico, transmissão, patogenia, epidemiologia, tratamento, profilaxia e controle.

Justificativa

O estudo da disciplina de parasitologia, justifica-se, pois irá proporcionar conhecimentos sobre as doenças parasitárias e suas implicações na saúde pública, bem como correlacionar dados epidemiológicos e gravidade das doenças.
Excepcionalmente e considerando o Artigo 1º da Res. CONSEPE nº 32, de 08 DE JULHO DE 2020, a disciplina de Parasitologia no semestre 2020/1 (flexibilizado) será ministrada por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), durante a suspensão das atividades presenciais devido à Pandemia do Coronavírus.

Objetivo Geral

O objetivo da disciplina é introduzir o aluno do curso de Farmácia no universo da Parasitologia, abordando as principais infecções parasitárias humanas causadas por protozoários e helmintos, seus mecanismos de transmissão e fisiopatologia.

Objetivos Específicos

Conhecer:
- as principais protozooses e helmintoses que afetam os diversos sistemas do homem;
- Morfologia, biologia, patogenia dos protozoários e helmintos que acometem o homem;
- Aspectos epidemiológicos e profiláticos destas parasitoses.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Considerando o Artigo 1º da Res. CONSEPE nº 32, de 08 DE JULHO DE 2020, que dispõe sobre a flexibilização, em caráter excepcional e temporário, o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, por meio de processos de educação mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), durante a suspensão das atividades presenciais devido à Pandemia do Coronavírus. E considerando o artigo Artigo 3º, no qual as Tecnologias da Informação e Comunicação e os meios digitais, podem ser utilizados nas estratégias de ensino-aprendizagem.
Portanto na disciplina de Parasitologia serão realizadas aulas/atividades por meio de TICs em formato digital (videoaulas síncronas ou não) e registradas no AVA institucional (Moodle), além da utilização dos meios digitais (material/link disponibilizado para complementação do processo ensino devidamente referenciado (respeitando os direitos autorais- Lei nº 9.610/98) e registrados no AVA)- Conforme as unidade de aprendizagem (cronograma de atividades).
Será elaborado um cronograma de aulas síncronas ou não e disponibilizado aos alunos na sala de aula virtual da disciplina, neste estarão descritas as atividades a ser desenvolvidas no dia e consequentemente na unidade de aprendizagem;
1- Será disponibilizado a videoaula e um arquivo com a aula teórica ministrada para acompanhamento (compreensão e aprendizagem), além de material complementar.
- A obrigação da disponibilização do material e aulas será do professor, e ao aluno cabe atentar-se as datas do cronograma, assistir as aulas, ler os materiais, resolver/responder atividades avaliativas, e participar dos eventos/fóruns para sanar dúvidas.

Avaliação

A definição de instrumentos avaliativos, aplicados durante todo o processo de ensino-aprendizagem, seguirá a Resolução CONSEPE nº 63/2018.
-Haverá atividades avaliativas (duas)- correspondentes às duas unidades de aprendizagem da disciplina (Helmintos e Protozoários), peso 10,0;
- e 1 (uma) avaliação síncrona do conteúdo ministrado, peso 10,0;
As atividades e a avaliação serão aplicadas em datas e horários preestabelecidos em cronograma.
A nota final será obtida através de média aritmética simples das notas obtidas nas atividades e avaliação.
O aluno que atingir uma média final (MF) maior ou igual a 5,00 (cinco) será considerado aprovado na disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso