MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacoepidemiologia:Utilização de Medicamentos (Opt)
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000060   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: FLAVIA LUCIA DAVID

Status: Homologado

Ementa

Introdução a Farmacoepidemiologia. Estudos populacionais. Instrumentos e métodos empregados nos Estudos de Utilização de Medicamentos (EUM). Planejamento de protocolos de EUM. Avaliação, adequação de tratamentos e discussão de casos clínicos.

Justificativa

Fornecer conhecimentos básicos que permita o aluno desenvolver um serviço de atenção a saúde e exercitar o aluno a pensar na dispensação de medicamentos como uma arte a serviço do paciente.

Objetivo Geral

Ao final desta unidade de aprendizagem, espera-se que o discente seja capaz de descrever, explicar, controlar e prever a utilização e os efeitos da terapêutica medicamentosa em tempo, espaço e populações definidas. Que o aluno entenda, farmacoepidemiologia e estudos populacionais. Instrumentos e métodos empregados nos Estudos de Utilização de Medicamentos (EUM). Planejamento de protocolos de EUM.

Objetivos Específicos

Que o aluno tenha subsídios para compreender a farmacoepidemiologia tem a finalidade de esclarecer a ocorrência dos efeitos adversos a medicamentos e, assim, contribuir para a adoção de medidas sanitárias que reduzam o impacto socioeconômico da morbimortalidade por esses produtos e a sobrecarga dos serviços de saúde.
Que o aluno tenha subsídios para compreender os estudos de população são realizados a partir dos dados coletados pelos censos demográficos e pesquisas de campo, que são organizados e interpretados por instituições oficiais do governo e universidades.
Que o aluno tenha subsídios para compreender a utilização de medicamentos (EUM), incorporando aos mesmos aspectos relevantes no contexto da saúde pública; isto é, entender que os estudos nascem de preocupações sanitárias que procuram gerar informações que possam ser usadas para transformar positivamente a realidade observada

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de FARMACOEPIDEMIOLOGIA E UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS será ministrada neste período flexibilizado através de Tecnologias de Informação e será utilizado, preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem.
As atividades teóricas previstas, serão realizadas:
através da realização de aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da aula, e posteriormente disponibilizada aos alunos para visualização assíncrona, ou;
através de vídeos gravados previamente e disponibilizados aos alunos;
usando vídeos disponibilizados pelo docente da disciplina;

Avaliação

As avaliações teóricas poderão ser realizadas on line, caso a situação da COVID 19 não voltar ao normal. As avaliações, se aplicadas, deverão ser mantidas como presenciais. Os alunos irão realizar uma avaliação teórica (10 questões dissertativas), sendo que terá o valor de 10 pontos. Os discentes que obterem nota de 5,0 pontos serão aprovados na disciplina ofertada pelo ensino digital.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso