MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacognosia II
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400608   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CAMILA RAQUEL PALUDO

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Aborda metabólitos secundários que são utilizados como medicamentos ou que constituem princípios ativos de fitoterápicos e as drogas vegetais que os contém. Enfoca os aspectos químicos, propriedades físico-químicas, biossíntese, atividades farmacológicas, mecanismos de ação e emprego farmacêutico de terpenóides, esteróides e alcalóides. São discutidos ainda os métodos farmacopêicos de identificação farmacobotânica e química, dosagem nas drogas e fitoterápicos, além da obtenção desses gru

Justificativa

Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação; bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudos sobre Farmacognosia desenvolvem no discente o conhecimento botânico, químico e farmacológico dos fármacos de origem natural (principalmente vegetal), aplicando-o à farmácia de dispensação e industrial, bem como ao controle de qualidade. O conhecimento acerca de processos cromatográficos e métodos espectroscópicos aplicados na elucidação estrutural de compostos orgânicos enriquecem a formação do farmacêutico, preparando-o para cargos de liderança no mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Oferecer as bases do conhecimento em Farmacognosia, para que ao final desta disciplina o estudante seja capaz de conhecer a química dos produtos naturais e de seus derivados semissintéticos, empregando métodos clássicos e instrumentais, aplicados às Ciências Farmacêuticas, e desenvolvendo a capacidade de análise e interpretação de resultados.

Objetivos Específicos

• Entender a importância das drogas de origem natural, a origem dos medicamentos, as subdivisões e as áreas de interface da Farmacognosia;

• Reconhecer a relevância da fauna e especialmente da flora como fonte de conhecimento e de matéria prima para o farmacêutico;

• Respeitar o conhecimento popular sobre o uso e aplicações de plantas medicinais;

• Valorizar o uso de plantas medicinais pelas comunidades e serviços públicos de saúde.

• Conhecer os principais métodos cromatográficos utilizados nos estudos dos produtos oriundos do metabolismo animal, vegetal e microbiano, destacando-se aqueles de origem vegetal;

• Refletir sobre os principais critérios utilizados na seleção de técnicas analíticas;

• Iniciar o treinamento em técnicas de isolamento e purificação de componentes micromoleculares vegetais;

• Compreender as aplicações e conceitos de métodos espectroscópicos na caracterização/identificação de compostos orgânicos;

• Definir e identificar as principais classes de substâncias de origem natural;

• Destacar as aplicações de produtos naturais;

• Reconhecer estruturas químicas, seus grupos funcionais e propriedades das principais classes de alcaloides.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido a emergência em saúde ocasionada pela COVID-19, a disciplina será ministrada de forma flexibilizada utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT.
Para isso, serão disponibilizadas videoaulas e material audiovisual complementar sobre o conteúdo programático. Serão realizadas atividades síncronas por meio de Chats no AVA institucional visando solucionar dúvidas e discutir o conteúdo. Os dias e horários das atividades assíncronas e síncronas estão descritos no Guia de Estudos.

Avaliação

A avaliação ocorrerá por meio de questionários avaliativos virtuais, que serão disponibilizados no AVA institucional em dias e horários previamente programados e informados no Guia de Estudos e também por marcação na ferramenta “Calendário” presente no AVA da disciplina.

Serão realizados oito questionários avaliativos no decorrer do curso, considerando-se o conteúdo tratado em cada unidade de aprendizagem:

Unidade I: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade II: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade III: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade IV: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade V: 4 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 40,0 pontos).

A nota final será obtida por média simples, ou seja, o resultado da soma das notas obtidas em cada questionário avaliativo dividido por oito.

Será considerado aprovado(a), o(a) aluno(a) que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.

RESOLUÇÕES:
As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na RESOLUÇÃO CONSEPE N. 26, DE 07 DE MAIO DE 2018, que regulamenta o Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades previstas estão de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso