MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Farmacognosia II
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400608
Período: 20201
Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: CAMILA RAQUEL PALUDO
Status:
Homologado
Ementa
Ementa: Aborda metabólitos secundários que são utilizados como medicamentos ou que constituem princípios ativos de fitoterápicos e as drogas vegetais que os contém. Enfoca os aspectos químicos, propriedades físico-químicas, biossíntese, atividades farmacológicas, mecanismos de ação e emprego farmacêutico de terpenóides, esteróides e alcalóides. São discutidos ainda os métodos farmacopêicos de identificação farmacobotânica e química, dosagem nas drogas e fitoterápicos, além da obtenção desses gru
Justificativa
Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação; bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudos sobre Farmacognosia desenvolvem no discente o conhecimento botânico, químico e farmacológico dos fármacos de origem natural (principalmente vegetal), aplicando-o à farmácia de dispensação e industrial, bem como ao controle de qualidade. O conhecimento acerca de processos cromatográficos e métodos espectroscópicos aplicados na elucidação estrutural de compostos orgânicos enriquecem a formação do farmacêutico, preparando-o para cargos de liderança no mercado de trabalho.
Objetivo Geral
Oferecer as bases do conhecimento em Farmacognosia, para que ao final desta disciplina o estudante seja capaz de conhecer a química dos produtos naturais e de seus derivados semissintéticos, empregando métodos clássicos e instrumentais, aplicados às Ciências Farmacêuticas, e desenvolvendo a capacidade de análise e interpretação de resultados.
Objetivos Específicos
• Entender a importância das drogas de origem natural, a origem dos medicamentos, as subdivisões e as áreas de interface da Farmacognosia;
• Reconhecer a relevância da fauna e especialmente da flora como fonte de conhecimento e de matéria prima para o farmacêutico;
• Respeitar o conhecimento popular sobre o uso e aplicações de plantas medicinais;
• Valorizar o uso de plantas medicinais pelas comunidades e serviços públicos de saúde.
• Conhecer os principais métodos cromatográficos utilizados nos estudos dos produtos oriundos do metabolismo animal, vegetal e microbiano, destacando-se aqueles de origem vegetal;
• Refletir sobre os principais critérios utilizados na seleção de técnicas analíticas;
• Iniciar o treinamento em técnicas de isolamento e purificação de componentes micromoleculares vegetais;
• Compreender as aplicações e conceitos de métodos espectroscópicos na caracterização/identificação de compostos orgânicos;
• Definir e identificar as principais classes de substâncias de origem natural;
• Destacar as aplicações de produtos naturais;
• Reconhecer estruturas químicas, seus grupos funcionais e propriedades das principais classes de alcaloides.
Metodologia
Devido a emergência em saúde ocasionada pela COVID-19, a disciplina será ministrada de forma flexibilizada utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMT.
Para isso, serão disponibilizadas videoaulas e material audiovisual complementar sobre o conteúdo programático. Serão realizadas atividades síncronas por meio de Chats no AVA institucional visando solucionar dúvidas e discutir o conteúdo. Os dias e horários das atividades assíncronas e síncronas estão descritos no Guia de Estudos.
Avaliação
A avaliação ocorrerá por meio de questionários avaliativos virtuais, que serão disponibilizados no AVA institucional em dias e horários previamente programados e informados no Guia de Estudos e também por marcação na ferramenta “Calendário” presente no AVA da disciplina.
Serão realizados oito questionários avaliativos no decorrer do curso, considerando-se o conteúdo tratado em cada unidade de aprendizagem:
Unidade I: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade II: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade III: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade IV: 1 questionário avaliativo (10,0 pontos);
Unidade V: 4 questionários avaliativos (10,0 pontos cada, totalizando 40,0 pontos).
A nota final será obtida por média simples, ou seja, o resultado da soma das notas obtidas em cada questionário avaliativo dividido por oito.
Será considerado aprovado(a), o(a) aluno(a) que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos.
RESOLUÇÕES:
As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na RESOLUÇÃO CONSEPE N. 26, DE 07 DE MAIO DE 2018, que regulamenta o Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. As atividades previstas estão de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N. 32, DE 08 DE JULHO DE 2020, a qual dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como da RESOLUÇÃO CONSEPE N. 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018, a qual dispõe sobre o regulamento da avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
Bibliografia
Básica
Referência
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Existe na Biblioteca
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Complementar
Referência
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Existe na Biblioteca
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Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso