MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Controle de Qualidade
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400613   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: WILSIONE JOSE CARNEIRO

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Conceitos gerais. Parâmetros de qualidade. Controle de produção. Introdução às Boas práticas de fabricação de Medicamentos em Farmácia e na Indústria. Validação de metodologias analíticas. Estudos de estabilidade de medicamentos. Testes físico-químicos aplicáveis ao controle de qualidade. Controle de qualidade de medicamentos (métodos químicos, espectrométricos, cromatográficos, entre outros). Padrões primários e secundários. Testes de eficácia dos conservantes. Análise de produtos estér

Justificativa

Diante a pandemia do COVID-19, esta disciplina será ofertada parcialmente/totalmente de maneira flexibilizada, o que demandará um comprometimento e dedicação maior por parte dos alunos e professor, mas tenho certeza que nosso empenho irá superar as possíveis dificuldades.

Objetivo Geral

Ao final desta unidade de aprendizagem, espera-se que o discente seja capaz de:

Entender os conceitos de controle de qualidade, boas práticas de fabricação, estudos de estabilidade de medicamentos e os métodos e testes físico-químicos aplicáveis ao controle de qualidade para as formas farmacêuticas líquidas, semi-sólidas e sólidas.

Objetivos Específicos

- Conceituar sistema da garantia da qualidade e controle de qualidade;
- Estudar as ferramentas da qualidade;
- Avaliar estudos para desenvolvimento e validação de métodos analíticos;
- Determinar o controle de qualidade de formas farmacêuticas sólidas, semi-sólidas e líquidas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de Controle de Qualidade será ministrada neste período de Pandemia do COVID 19 de maneira flexibilizada e através de Tecnologias de Informação e será utilizado, preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem. A disciplina seguirá a Resolução CONSEPE-UFMT Nº 87 de 17 de dezembro de 2020.

As atividades previstas, serão realizadas:

• através da realização de aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da aula, e posteriormente disponibilizada aos alunos para visualização assíncrona, ou;
• através de vídeos gravados previamente e disponibilizados aos alunos;
• usando vídeos disponibilizados pelo docente da disciplina;

• As aulas práticas laboratoriais serão realizadas de maneira on line com discussão de artigos relacionados ao tema da aula.

Avaliação

O processo de avaliação constará de até 02 (duas) notas bimestrais. Cada nota bimestral constará de uma prova teórica, e possivelmente uma parte prática. Conteúdos da parte prática poderão estar incluídos na prova teórica.
As avaliações poderão ser realizadas on line, caso a situação do COVID 19 não voltar ao normal.
Os pesos das avaliações poderão variar conforme critério do professor para o bimestre.
Será APROVADO o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), e REPROVADO aquele que obtiver média inferior a 5,0 (cinco).

A nota final (NF) será calculada pela fórmula ponderada:

NF = (Média Avaliações (AE) x 9,0 + (Média dos SEM e EDA) x 1,0)/10

Resoluções:

- CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
CONSEPE Nº 32 de 08 de julho de 2020. Dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação de estratégias presenciais, para o ensino de graduação no periodo de suspensão das atividades presenciais.
- RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020



Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Além das aulas teóricas e práticas realizadas os alunos poderão desenvolver atividades extra classe com a finalidade de aumentar as habilidades de controle de qualidade físico-químico adquiridos no semestre de estudo.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso