MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estágio em Laboratório de Análises Clínicas
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70400618   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 640 horas   Carga Horária Total: 640 horas
Tipo de Disciplina: ELETIVA
Professor: ELIANE APARECIDA SUCHARA

Status: Homologado

Ementa

Desenvolvimento prático dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas clínicas do curso de farmácia. Acompanhamento e execução de todo processo, desde a coleta de material biológico até a emissão do laudo clínico laboratorial nas áreas de Bioquímica, hematologia, microbiologia, parasitologia, imunologia, urinálise, análises toxicológicas, entre outras áreas afins da área de análises clínicas. Administração e controle de qualidade laboratorial.

Justificativa

O estágio é fundamental para o aluno desenvolver habilidades práticas e vivenciar em um laboratório de análises clínicas os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas.

Objetivo Geral

Desenvolver e proporcionar ao aluno conhecimentos e habilidades para a prática de Análises clínicas: Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Parasitologia clínica, Hematologia clínica, entre outras áreas.

Objetivos Específicos

Proporcionar ao aluno a rotina prática de um laboratório de Análises Clínicas;

Permitir a parceria entre a Universidade e a Comunidade;

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

O aluno irá desenvolver as atividades práticas relativas à área de Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica, Parasitologia clínica, Hematologia clínica, Controle de Qualidade e Administração de Laboratório. Também poderão ser realizadas outras atividades, desde que dentro da área de atuação do Farmacêutico Generalista. Será realizado o acompanhamento e execução de coleta de material biológico. Estudo e emissão do laudo clínico. O Estágio Supervisionado em “Análises Clínicas” poderá ser realizado em laboratórios públicos ou privados, localizados em qualquer Estado do Brasil.
OBS: Considerando que os estágios do último ano do curso de Farmácia estão autorizados, essa disciplina irá ocorrer de maneira presencial (doc SEI 3200069)

De acordo com a Portaria MEC 356/2020 e Resolução CONSEPE Nº 25/2020, poderão ser autorizados excepcionalmente os alunos do último ano dos cursos de Farmácia a realizar seus estágios obrigatórios, nos termos e limites definidos pelos respectivos colegiados de Curso.

A disciplina ira seguir as recomendações específicas para o estágio durante o período da Pandemia: Resolução CONSEPE N 60, de 28 de setembro de 2020. que dispõe a regulamentação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios durante a pandemia do coronavirus.

Resolução CONSEPE 60/2020 se refere ao seguinte procedimento: Antes de iniciar o estágio, o aluno fica obrigado a apresentar, ao Colegiado do Curso, uma Declaração expressa de que se compromete a cumprir o protocolo de biossegurança da concedente, durante a realização do estágio.

Resolução CONSEPE nº 60/2020: “Para a realização de Estágios presenciais caberá a parte concedente se comprometer a fornecer ao estagiário, gratuitamente, Equipamento de Proteção Individual (EPI) definidos pelo Protocolo de Biossegurança conforme exigência do Ministério da Saúde e recomendações da Organização Mundial de Saúde, em decorrência da Pandemia do SARS-CoV-2.

Parágrafo Único. o estagiário deve estar ciente de que a realização do Estágio não é necessária neste momento de pandemia, pois pode acontecer a qualquer momento, após o encerramento das recomendações de distanciamento social, bem como que o seguro oferecido pela Universidade para os estágios Obrigatórios, refere-se, somente, a proteção contra acidentes pessoais, não estando cobertos os casos de contaminação pelo SARS-CoV-2.”


Avaliação

A avaliação será realizada através da média de 2 notas, sendo: A) a nota de avaliação realizada, ao final do estágio, pelo supervisor do estabelecimento de estágio; B) Nota do relatório de estágio. O aluno será considerado aprovado com aproveitamento igual ou superior a 5,0.

A disciplina irá seguir as resoluções:

RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.
- RESOLUÇÃO CONSEPE N.° 32, DE 08 DE JULHO DE 2020.
CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018 que dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso;
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018 que dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
Resolução CONSEPE 60/2020 de 28 de setembro de 2020 que dispõe a regulamentação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios durante a pandemia do coronavirus.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso