MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fitoterapia e Homeopatia (Opt)
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 70401097   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: WILSIONE JOSE CARNEIRO

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Introdução a Fitoterapia. Aspectos históricos e políticos da fitoterapia, cuidados básicos no uso das plantas medicinais, manuseio de plantas medicinais, formas de preparação e uso das plantas medicinais. Plantas reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Drogas vegetais de uso corrente nas várias Farmacopéias. Legislação referente aos fitoterápicos, a fitoterapia no Sistema Único de Saúde (SUS).  Conceito de Farmácia Viva. As etapas na produção de Fitoterápicos. Horto de plantas medicinais.

Justificativa

Sejam bem vindos a disciplina de Fitoterapia e Homeopatia!

Diante a pandemia do COVID-19, esta disciplina será ofertada parcialmente/totalmente de maneira flexibilizada, o que demandará um comprometimento e dedicação maior por parte dos alunos e professor, mas tenho certeza que nosso empenho irá superar as possíveis dificuldades. Recomendo a todo estudante realizar a leitura do Guia de Estudos e do Plano de Ensino que irão orientá-los para melhor aproveitamento deste componente curricular. Posteriormente, recomendo o acompanhamento das unidades de aprendizagem que serão disponibilizadas de acordo com o cronograma da disciplina.

Objetivo Geral

Ao final desta unidade de aprendizagem, espera-se que o discente seja capaz de:

Transmitir aos alunos conhecimentos teórico-práticos necessários em Fitoterapia e Homeopatia.

Objetivos Específicos

Conceituar fitoterapia e homeopatia;
Conceituar controle de qualidade;
Avaliar legislações vigentes sobre as áreas de fitoterapia e homeopatia;
Preparar medicamentos fitoterápicos e homeopáticos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina de Fitoterapia e Homeopatia será ministrada neste período da Pandemia do Covid 19 de maneira flexibilizada e através de Tecnologias de Informação e será utilizado, preferencialmente, o AVA e caso seja necessários outras tecnologias poderão ser utilizadas para contribuir no processo de ensino/aprendizagem. A disciplina seguirá a Resolução CONSEPE-UFMT Nº 87 de 17 de dezembro de 2020.

As atividades teóricas previstas, serão realizadas:

• através da realização de aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da aula, e posteriormente disponibilizada aos alunos para visualização assíncrona, ou;
• através de vídeos gravados previamente e disponibilizados aos alunos;
• usando vídeos disponibilizados pelo docente da disciplina;
• As aulas práticas laboratoriais serão realizadas de maneira on line com discussão de artigos relacionados ao tema da aula.

Avaliação

O processo de avaliação constará de até 02 (duas) notas bimestrais. Cada nota bimestral constará de uma prova teórica, e possivelmente uma parte prática. Conteúdos da parte prática poderão estar incluídos na prova teórica.
As avaliações teóricas poderão ser realizadas on line, caso a situação do COVID 19 não voltar ao normal. As avaliações práticas, se aplicadas, deverão ser mantidas como presenciais.
A nota bimestral será obtida após soma da prova teórica e da parte prática, se eventualmente houver. Os pesos das avaliações poderão variar conforme critério do professor para o bimestre.
Será APROVADO o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), e REPROVADO aquele que obtiver média inferior a 5,0 (cinco).

A nota final (NF) será calculada pela fórmula ponderada:

NF = (Média Avaliações (AE) x 8,0 + (Média dos SEM e EDA) x 2,0)/10

Resoluções:

- CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.
- CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.
CONSEPE Nº 32 de 08 de julho de 2020. Dispõe sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologia de Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação de estratégias presenciais, para o ensino de graduação no periodo de suspensão das atividades presenciais.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso