MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: ANÁLISES BROMATOLÓGICAS
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900002   Período: 20201   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KARINA DA SILVA CHAVES

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Conceito e importância da Bromatologia. Estudo químico e nutricional dos constituintes dos alimentos. Dieta, Saúde e Doença: Necessidades energéticas do organismo, Doenças transmitidas por alimentos, Propriedades funcionais e Fatores antinutricionais. Interações medicamento-alimento. Determinação da composição centesimal de um alimento (umidade, proteína, extrato etéreo, cinza e carboidratos). Segurança Alimentar. Noções sobre legislação de alimentos.

Justificativa

A disciplina de Análises Bromatológicas é um componente curricular obrigatório e de formação específica em uma das várias áreas de atuação do farmacêutico. Esta disciplina é importante por permitir ao discente compreensão da importância da caracterização físico-química e a nutricional de cada constituinte do alimento. Além disso, fornece uma base em relação às propriedades nutricionais e fatores anti-nutricionais dos alimentos e seus efeitos à saúde, permitindo assim uma ampliação na área de atuação do discente em formação profissional.
Esta disciplina será ofertada temporariamente de modo remoto por meio de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) na educação, conforme orientações dos órgãos competentes no enfrentamento da pandemia de COVID-19, sendo suspensas as atividades presenciais.

Objetivo Geral

Desenvolver os conhecimentos dos discentes na área de bromatologia e capacitá-los para realizações de análises físico-químicas para determinação da composição centesimal dos alimentos. Além de promover o conhecimento sobre a relação alimento x saúde por meio de suas propriedades funcionais e o conhecimento de seus fatores anti-nutricionais.

Objetivos Específicos

- Conhecer a composição química dos alimentos;
- Identificar e diferenciar os métodos de análise aplicado para cada constituinte;
- Reconhecer os alimentos fonte destes componentes;
- Identificar os diferentes processamentos que causam alterações nos componentes alimentares;
- Conhecer a relação entre o alimento x saúde (alimentos funcionais);
- Aplicar os conhecimentos adquiridos nas atividades práticas futuras

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Em função da manutenção da Pandemia de Covid-19 a disciplina continuará a ser ofertada de modo remoto neste segundo bloco de 2020/1, ou seja, o conteúdo prático que não havia sido ofertado no primeiro bloco será ministrado nesse segundo bloco utilizando TIC e esta seguirá a Resolução CONSEPE n° 87 de 17 de dezembro de 2020.
As estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais serão:
a. Videoaulas em forma síncronas ou assíncronas;
b. Fóruns quinzenais para tirar dúvidas sobre cada unidade de aprendizagem.
c. Disponibilização de links/arquivos de textos técnicos.
Os referidos materiais poderão ser acessados pelo estudante no momento mais oportuno (de forma assíncrona) na plataforma virtual do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

O aprendizado do aluno será acompanhado por:
a. Questionários em relação aos artigos disponibilizados para avaliar a compreensão do conteúdo discutido e servir de estudo dirigido. Estes terão o tempo LIMITADO de resposta (15 dias);
b. Fórum de discussão quinzenais (Nome do Fórum: “Tire suas dúvidas”).
A cada quinze, na quinta-feira, entre de 8:00 às 11:00 horas será aberto o fórum, com o tema das aulas da unidade de aprendizagem. Nele serão realizadas as discussões sobre as dúvidas do conteúdo disponibilizado.
c. Prova on-line ao término de cada unidade de aprendizagem, com entrada LIMITADA e tempo LIMITADO. Caso ocorra problemas técnicos, como por exemplo dificuldades de conexão, as avaliações serão remarcadas posteriormente e realizadas de forma oral e síncrona.
d. Atividade avaliativa das aulas práticas disponíveis ao final de cada aula.

Avaliação

Cada unidade de aprendizagem será composta por duas atividades de ensino/aprendizagem, sendo uma atividade referente ao artigo e uma prova on-line. As atividades avaliativas das aulas práticas estarão em unidade de aprendizagem (tópico) separado.
- Distribuição das notas:
* Provas: 10,0 pontos cada;
* Questões artigos: 7,0 pontos (0,7 pontos cada artigo)
*Atividade prática: 3,0 pontos (0,19 pontos cada atividade)
As avaliações, questões artigos e atividades práticas serão somadas e consideradas como avaliação única totalizando 10,0 pontos. Esta nota será considerada para o cálculo da média final juntamente com as notas das provas on line.
A média final da disciplina será dada pela média aritmética simples das notas finais de cada avaliação.
As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na Resolução CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018, que regulamenta do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso.

Será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros). (Artigo n° 15, Resolução CONSEPE N.º 63, de 24 de setembro de 2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso