MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: IMUNOLOGIA CLÍNICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 71900021   Período: 20201   Turma: FA2
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 32 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADENILDA CRISTINA HONORIO FRANCA

Status: Homologado

Ementa

Ementa: Introdução a Imunologia.. Sorologia; Principais técnicas de coleta e armazenamento em imunologia; principais técnicas de imunodiagnóstico. Diagnóstico sorológico de doenças infecciosas. Reações de hipersensibilidade. Imunologia dos tumores. Imunologia dos transplantes. Imunodeficiências. Doenças autoimunes. Imunoprofilaxia. Terapia imunológica. Terapia imunossupressora.

Justificativa

"Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade Federal de Mato Grosso".
Assim, na formação do Farmacêutico com ênfase em análises clínicas há necessidade de conhecimentos que abordem os principais exames sorológicos. Assim, a disciplina de Imunologia Clínica visa gerar conhecimentos das principais doenças imunológicas bem como fornecer conteúdos que complementam as atividades teóricas e práticas em análises clínicas para a atuação do futuro profissional em laboratório clínico.

Objetivo Geral

Desenvolver conhecimentos de patologias relacionadas ao sistema imunológico, bem como o diagnóstico laboratorial, com enfase nas principais técnicas imunológicas.

Objetivos Específicos

Aprofundar em conceitos de imunopatologia;
Conhecer os princípios da sorologia;
Familiarizar com as principais técnicas laboratoriais aplicadas à imunologia clínica;
Estudar os principais métodos de imunoprofilaxia e imunoterapia;
Desenvolver habilidades práticas em laboratório clínico.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

De acordo com o calendário flexibilizado as aulas Teóricas serão realizadas por meio de plataformas de comunicação e informação: Serão realizadas aulas remotas síncronas, sempre respeitando o horário da disciplina. Neste caso, as aulas serão gravadas, permitindo ao discente a visualização assíncrona.
Alguns conteúdos serão disponibilizadas de forma assíncrona com a utilização de video-aulas.
Também leituras adicionais, textos e artigos científicos, e discussão sobre trabalhos técnicos relacionados aos tópicos trabalhados.

Aulas Práticas:
As atividades práticas laboratoriais serão gravadas no Laboratório de Bioquímica Clínica e serão disponibilizadas no AVA .
Assim, serão realizados os principais exames de rotina no Laboratório Clínico..
Também serão disponibilizados casos clínicos, interpretação de resultados e emissão de laudos técnicos.

Avaliação

A avaliação será efetuada como etapa do processo ensino-aprendizagem. Salientando-se a importância deste processo na relação com as competências e habilidades desenvolvidas em consonância com as propostas do projeto pedagógico.
Considerando o período do calendário flexibilizado serão realizadas avaliações teóricas e práticas online.
Serão realizadas duas avaliações teóricas, sendo que cada uma terá o valor de 10 pontos cada. Também serão realizados trabalhos teóricos ao longo do semestre cujo a somatória será de 10 pontos.
Será realizada uma avaliação referente aos conteúdos práticos com valor de 10 pontos. Os relatórios de aulas práticas serão somados à nota da avaliação prática com valor de 10 pontos. Os discentes que obterem média igual ou superior a 5,0 pontos estarão aprovados na disciplina de Imunologia Clínica.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Amparo Legal:
Resolução CONSEPE No: 32 de 08 de julho de 2020 e RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 de dezembro DE 2020.. Dispõem sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais.

Resolução CONSEPE N° 63, de 24 de Setembro de 2018. Dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

Resolução CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018. Dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso, em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso