MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Fisiologia
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000007
Período: 20202
Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 96 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: OLEGARIO ROSA DE TOLEDO
Status:
Homologado
Ementa
Introdução à fisiologia humana, fisiologia da membrana celular (meio intemo, transporte de membrana, potencial de ação e de repouso). Sistema nervoso (neurofisiologia). Sistema cardiovascular. Fisiologia dos sistemas respiratório, digestório, renal, reprodutor e endócrino.
Justificativa
Obrigatória para o curso de Farmácia, permite entender os mecanismos de ação dos processos fisiológicos humanos e algumas de suas vias metabólicas. A disciplina proporciona uma abordagem crítica da Fisiologia de Órgãos e Sistemas com vistas a embasar os estudos posteriores em Bioquímica e Farmacologia.
Objetivo Geral
Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de entender os mecanismos de funcionamento do corpo humano.
Objetivos Específicos
Aprender sobre a organização do corpo humano tendo como base a abordagem sistemática corporal. Compreender os mecanismos pelos quais é possível manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio interno.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Os alunos serão avaliados de forma contínua. A disciplina será realizada toda on line, incluindo as avaliações. Recomendamos que acompanhem rigorosamente as unidades de aprendizagem, disponibilizadas de acordo com o cronograma da disciplina. Visando atingir os objetivos educacionais nesta disciplina, serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber: videoaulas, slides das aulas, E-Books, textos de apoio e complementares. Porém, diante do contexto especial de pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais, a disciplina será ofertada por meio de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). As estratégias de aprendizagem incluem Leitura crítica – resumos das videoaulas; Leitura dos slides das aulas; Resolução de exercícios; Aulas síncronas dialogadas e Leitura de E-Books. A comunicação poderá ocorrer através de: WhatsApp, chats, e-mail, google meet, bigbluebutton e AVA.
Avaliação
A) Avaliação da participação: É oportuno frisar que farão parte da avaliação a dedicação à disciplina, a iniciativa, a criatividade, a assiduidade o interesse pela matéria, a conduta ética e o execução das atividades requeridas apuradas durante as aulas síncronas e Fóruns de discussão usando o BIGBLUEBUTTON. Avaliação das Atividades Manuscritas Resolução de listas de exercícios e resumos de videoaulas encaminhadas individualmente em cada unidade. Isso significa que o discente fará uma avaliação em cada uma das três Unidades, mais a avaliação de participação, totalizando quatro avaliações.
C). Presença: Pela RESOLUÇÃO CONSEPE 32/2020, no artigo 6°, o registro de ausência no diário de classe online fica dispensado, excepcionalmente, durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer exclusivamente, por meio de TICs. Esta resolução dispõe, ainda, sobre a regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em caráter excepcional e temporário, e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Nota Final – NF:[Unidade 1(0-10) + Unidade 2(0-10) + Participação(0-10)] / 3 = (0-10)
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso