MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Saúde Pública
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000010   Período: 20202   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DALIAH ALVES COELHO TREVISAN

Status: Homologado

Ementa

Introdução às Ciências Sociais em Saúde. Políticas e Programas de Saúde no Brasil. Modelos de Atenção à Saúde. Reforma Sanitária. Sistema Único de Saúde. Estratégia de Saúde da Familia. Principais Indicadores de Saúde Pública.

Justificativa

O estudo da disciplina de Saúde Pública, justifica-se, pois esta irá proporcionar o entendimento da história e desenvolvimento do Sistema Único de Saúde no Brasil.

Nesta disciplina, devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão das atividades presenciais da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, as atividades serão realizadas por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da UFMT. As atividades serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional de forma síncrona e assíncrona com a disponibilização de conteúdos no formato digital e comprovação das atividades desenvolvidas.

Objetivo Geral

Conhecer o SUS - Sistema único de Saúde, o setor privado de saúde, o programa de saúde da família e as políticas de financiamento, planejamento nas ações de diagnóstico e aquisição de medicamentos no Brasil.

Objetivos Específicos

Conhecer e caracterizar O SUS: surgimento, história, evolução e atualidade.
- Conhecer e caracterizar (complementar ou supletivo) de saúde: surgimento, história, evolução e atualidade.
- Analisar a questão do financiamento em saúde nos seus aspectos históricos e perspectivas atuais.
- Conhecer a Judicialização da saúde e os principais insumos judicializados no Brasil.
- Analisar as transformações do mercado de trabalho e da formação de recursos humanos na área da saúde; contextualizar a problemática para o exercício da Farmácia.
- Apresentar os principais instrumentos de planejamento e programação aplicáveis à realidade de Saúde dos Municípios.
- Discutir e analisar as tendências atuais e perspectivas do sistema de saúde no Brasil

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Devido ao contexto atual no qual nos encontramos (pandemia de COVID-19) as aulas serão realizadas via TICs no AVA, de maneira síncrona e assíncrona.
- Aula expositiva e interacional (com a utilização da plataforma Moodle no AVA)
- Serão realizados ainda estudos dirigidos, questionários de apoio, trabalhos em grupos e grupos de discussões sobre os temas discutidos nas aulas virtuais.

Avaliação

- Provas escritas (P1; P2): 8 pontos, cada prova (com exercícios de conteúdo teórico-dissertativo e exercícios numéricos;
- Estudos dirigidos (E1; E2): 2 pontos, divididos em diversas atividades avaliativas;

Portanto a médica final (MF) será calculada, como se segue:

(P1+E1) + (P2 + E2) / 2 = MF


Será aprovado o aluno que tiver uma média final igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros)

Em caso de falta em qualquer prova, o aluno deve utilizar a ferramenta Protocolo Virtual (Segunda chamada de provas no site da UFMT) anexando a devida justificativa para solicitar a segunda chamada até 48h após a prova ou vencimento do atestado. Tal solicitação será analisada pelo professor responsável pela disciplina.

Não será aplicada prova de segunda chamada/prova final, sem que haja uma justificativa protocolada pelo aluno, como descrito anteriormente.

As avaliações serão realizadas conforme previsto na Resolução nº 63/CONSEPE de 24/09/018, que regulamenta a avaliação da aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso.

De acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020, artigo 6°, “o registro de ausência no diário de classe fica dispensado, excepcionalmente, durante o período em que a oferta do componente curricular acontecer, exclusivamente, por meio de TIC.”

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Regulamentações

CONSEPE 87 de 17 de Dezembro de 2020 - Regulamentação da flexibilização de componentes curriculares em carácter excepcional e sobre o desenvolvimento de estratégias de ensino aprendizagem por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação e outros instrumentos em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais, para o ensino de graduação no período de suspensão das atividades presenciais.

CONSEPE 63 de 24 de Setembro de 2018 – Regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais da UFMT.

CONSEPE 26 de 07 de maio de 2018 – Regulamenta o diário de classe online e relatório de notas no curso de graduação presencial da UFMT em relação aos procedimentos e orientações para preenchimento e execução

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso