MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Farmacologia II
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000019   Período: 20202   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 80 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 80 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FERNANDA REGINA CASAGRANDE GIACHINI VITORINO

Status: Homologado

Ementa

O estudo dos fármacos: classificação, propriedades, mecanismo de ação e efeitos sobre o organismo. Neurotransmissão química como mediadora das ações das drogas. Depressão e transtorno bipolar, antidepressivos e estabilizantes do humor, ansiolíticos e hipnótico-sedativos. Antipsicóticos. Ampliadores cognitivos e psicofarmacologia da recompensa e drogas de abuso, psicofarmacologia da obesidade. Classes terapêuticas à serem estudadas: inibidores da monoaminoxidase, antidepressivos tricíclicos, inibidores seletivos e não seletivos da recaptação de serotonina, inibidores da recaptação noradrenérgica, estabilizantes do humor (ansiolíticos noradrenérgicos, serotoninérgicos, dopaminérgicos), lítio, anestésicos gerais, benzodiazepínicos, barbitúricos, anti-psicóticos típcos e atípicos, anti-convulsivantes, opióides, acetilcolina e a memória.

Justificativa

Esse plano de ensino contempla as Resolução:seguirá a RESOLUÇÃO CONSEPE-UFMT N.” 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.
Esta disciplina será ofertada temporariamente de modo flexibilizado por meio de TICs (Tecnologia de Informação e Comunicação) na educação, conforme orientações dos órgãos competentes no enfrentamento da pandemia de COVID-19, sendo suspensas as atividades presenciais.
A ementa da disciplina de Farmacologia II traz um componente curricular obrigatório e de formação do farmacêutico. ?Estudamos fármacos e substâncias com ação no sistema nervoso central.

Objetivo Geral

Propiciar ao aluno conhecimentos da Farmacologia do Sistema Nervoso Central. Fornecer bases para reconhecer os mecanismos
pelos quais os grupos de fármacos podem interferir na prática clínica. Despertar consciência crítica a respeito dos medicamentos
com ação no sistema nervoso central.

Objetivos Específicos

a) Compreender os princípios gerais que regem as ações das drogas no organismo e do organismo sobre as drogas.
b) Acionar o raciocínio a partir de fundamentos fisiológicos e fisiopatológicos para melhor compreender o me canismo de ação, efeitos, indicações, contra-indicações e reações adversas dos principais fármacos utilizados no tratamento, profilaxia e diagnóstico. Propiciar o e ntendimento dos mecanismos de ação farmacológica e interação
dos fármacos no tratamento clínico.
c) Estimular a participação dos alunos em todas as atividades desenvolvidas pela disciplina de Farmacologia II bem como a participação em trabalhos em equipe.
d) Propiciar conhecimentos necessários para a interdisciplinaridade da farmacologia.
e) Desenvolver um comportamento profissional, ético, digno e respeitoso em relação aos seres humanos e à equipe multidisciplinar.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão ministrados da seguinte forma:
• Videoaulas assíncronas, disponibilizadas semanalmente.
• Exercício de fixação complementares, individuais (A p resença na aula estará vinculada à entrega do exercício da Video-aula
assíncrona em prazo pré-determinado).
• Aula síncrona para tirar as dúvidas.
• Atividades avaliativas (questionários, provas e apresentaçãod e seminários on-line, com entrada LIMITADA e tempo LIMITADO).

No caso de problemas técnicos, como por exemplo dificuldades de conexão, as avaliações serão remarcadas posteriormente e realizadas de forma oral e síncrona.
A cada tópico, é responsabilidade d o aluno realizar todas as atividades propostas no plano de aula, disponibilizado no início de cada tópico. Nesse plano de aula, estarão especificados todas as tarefas e prazos referentes a aquele tópico em questão.
O aluno terá a oportunidade de encontrar o professor virtualmente, semanalmente, podendo tirar suas dúvidas principais.
No caso de problemas técnicos, como por exemplo dificuldades de conexão, as atividades síncronas serão remarcadas posteriormente.
Os materiais de estudo de cada semana serão disponibilizados até às 08:00 horas do dia designado para aquele tópico.

Avaliação

Devido a pandemia de COVID-19 e a suspensão de atividades presenciais da UFMT, serão realizadas as estratégias de ensino mediadas por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em substituição e/ou complementação às estratégias presenciais para o ensino de graduação, durante o período em que vigorar a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Universidade
Federal de Mato Grosso, de acordo com a RESOLUÇÃO CONSEPE N 87, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2020.


a. A comunicação será realizada, inicialmente, a partir de mensagem utilizando a ferramenta “avisos”;
b. Cada tópico será devidamente identificado, contendo o material a ser utilizado durante a aula;
c. Para dúvidas, os estudantes poderão se comunicar com o professor, por meio da ferramenta “mensagens” ou pelo email da professora;
d.As postagens obedecem ao cronograma da disciplina;
e. As atividades síncronas estarão especificadas no plano de aula no início do tópico.
f. O e-mail da professora poderá ser utilizado para comunicações que se façam neces sárias. fernandagiachini@hotmail.com
g. Nesse caso, sempre trazer no assunto da mensagem: Farmacologia II 2020/2 – dúvida. O e-mail deve obrigatoriamente adicionar o nome do autor e telefone para contato.
h. É responsabilidade do aluno realizar todas as ati vidades propostas no plano de aula, disponibilizado junto com as videoaulas assíncronas.
j. No caso de problemas técnicos, como por exemplo, dificuldades de conexão, as atividades síncronas (seminários e provas) serão remarcadas posteriormente.

As notas serão registradas no registro de notas, conforme previsto na Resolução CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018, que regulamenta do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso.
Será aprovado o aluno que tiver uma média igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros). (Artigo n° 15, Resolução CONSEPE N.º 63, de 24 de setembro de 2018).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso