MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: QUÍMICA FARMACÊUTICA
Curso: Graduação Em Farmácia, Bacharelado - Presencial/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 113000095   Período: 20231   Turma: FAR
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde
Carga Horária Teórica: 48 horas   Carga Horária Prática: 16 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELIANE AUGUSTO NDIAYE

Status: Homologado

Ementa

Justificativa

Esta disciplina vai fornecer ao discente as bases para a invenção, descoberta, desenvolvimento, identificação e preparação de compostos biologicamente ativos, assim como estudos de metabolismo, interpretação do modo de ação no âmbito molecular e construção de relações estrutura-atividade (SAR), bem como, o estudo do desenvolvimento das classes terapêuticas. Aplicação e aprofundamento dos conhecimentos das diferentes estratégias de desenvolvimento de fármacos nestas classes terapêuticas e uma discussão da lei brasileira de patentes.

Objetivo Geral

Transmitir aos alunos do curso de Farmácia conhecimentos básicos sobre o processo de planejamento racional e desenvolvimento de fármacos, assim como a ação destes em diversos sistemas terapêuticos.

Objetivos Específicos

Ao final do curso Química Farmacêutica, o aluno deverá estar apto no domínio das seguintes competências: Cognitivas: - Relacionar conceitos básicos como a ação biológica das diferentes classes de drogas; - Conhecer as bases químicas para os mecanismos de ação conhecidos das drogas; - Compreender o papel das modificações moleculares no desenvolvimento de novas drogas; seus sucessos e falhas; - Relacionar a estrutura química com a disponibilidade, atividade e modos de excreção e metabolismo das principais classes farmacológicas; - Compreender, identificar e relacionar o papel da atividade farmacológica coma atenção farmacêutica. Psicomotoras: - Representar estruturas, reações e mecanismos de acordo comas notações químicas estabelecidas; - Desenhar e interpretar fluxogramas de marchas analíticas; - Ordenar e preparar reagentes e procedimentos experimentais; - Exercitar a utilização da informática e suas ferramentas. Afetivas: - Compreender a importância e a função do profissional farmacêutico no sistema de saúde; - Valorizar o desenvolvimento de um sistema de saúde harmônico e justo; - Valorizar e perceber a importância da ética no relacionamento com os demais profissionais da equipe de saúde e com os pacientes; - Perceber a importância do desenvolvimento da ética diante dos avanços da pesquisa, desenvolvimento e produção de novos fármacos, alimentos e procedimentos na área de saúde e correlatas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas com recursos audiovisuais; Apresentação de seminários; Aulas práticas em laboratório; pretende-se trabalhar os conteúdos teóricos e práticos a partir de temas geradores de interesse aplicados à farmácia e aos fármacos; Pesquisas incluindo o uso da Internet.

Avaliação

Resoluções: RESOLUÇÃO CONSEPE N° 63, de 24 de setembro de 2018 que dispõe sobre regulamento da avaliação de aprendizagem nos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso; RESOLUÇÃO CONSEPE N° 26, de 07 de maio de 2018 que dispõe sobre a aprovação do Regulamento do Diário de Classe on-line e relatório de Nota nos Cursos de Graduação Presencial e a distância da Universidade Federal de Mato Grosso. As avaliações serão feitas através de três provas, um trabalho ou seminário e um relatório de aulas práticas (laboratório). Essas avaliações envolvem tanto a parte teórica quanto a parte prática da disciplina. A nota final será o resultado da média aritmética das atividades realizadas. Será aprovado por média o aluno que, respeitando o índice de frequência, obtiver média final igual ou superior a 5,0 (cinco).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

PUBLICAÇÕES SERIADAS E DE REFERÊNCIA: Annual Reports of Medicinal Chemistry, Journal of Medicinal Chemistry, Journal of Pharmaceutical Sciences, Science, Nature, Medicinal Research Reviews, Topics in Medicinal Chemistry, Journal Pharmaceutical Education, Chemical e Biological Abstracts. ALGUNS SITES INTERESSANTES: http://www.sbq.org.br; http://www.olemiss.edu/programs/pharmednet; http://www.phc.vcu.edu/links.html; http://webofscience.fapesp.br

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso