MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Fundamentos de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600029   Período: 20181   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Fundamentos de Filosofia da Ciência: teoria do conhecimento, o método científico, a lógica científica e as teorias. Linguagens e representações: textos científicos, equações, funções, gráficos, quadros, tabelas e figuras. Apresentação de grandezas físicas: unidades de medidas, algarismos significativos, desvios. Aspectos da Teoria de erros. Grandezas físicas escalares e vetoriais. Ideias, conceitos e campos conceituais de Física. Heurística: construção de conhecimento e a arte de resolver problemas.

Justificativa

A disciplina Fundamentos de Física foi proposta no primeiro semestre do curso com o objetivo de destacar a Ciência como atividade humana e para a superação da ideia, em geral, cultivada, da Física como Ciência estática. Trata-se também, de uma alternativa para minimizar a dificuldade dos alunos ingressantes na compreensão e interpretação de textos, representações gráficas e equações, além de se trabalhar com grandezas físicas, desde as limitações das medidas às representações das grandezas, possibilitando um melhor aproveitamento nas disciplinas e consequentemente evitando a evasão logo no início do curso.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos compreendam como é o processo de construção da Ciência (Física), e o utilizem para a construção de seu próprio conhecimento, entendendo que se trata de um processo dinâmico e contínuo, e que o erro é parte integrante deste processo.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Diferenciar entre aspectos científicos e não científicos;
Compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, a partir de alguns aspectos históricos e algumas epistemologias contemporâneas;
Entender que o conhecimento científico passa por transformações, entre aqueles que fazem ciência e aqueles que ensinam ou aprendem;
Compreender que a Ciência não pode ser vista como um dogma já que não é irrefutável;
Minimizar as suas dificuldades quanto à compreensão e interpretação de textos, possibilitando um melhor aproveitamento nas disciplinas subsequentes;
Minimizar as suas dificuldades quanto à compreensão de diagramas, gráficos, tabelas ou quaisquer representações sob a forma de figuras;
Estabelecer uma compreensão inicial quanto à utilização da matemática aliada à Física, sua forma sintética, lógica e dedutiva, estabelecendo valores quantificáveis para grandezas, conversões de sistemas, obtenção de grandezas indiretas, dentre outros, e algumas de suas limitações e adaptações;
Distinguir entre exemplos, comparações e analogias, e empregá-los como ferramentas para melhor entendimento acerca dos conceitos a serem apreendidos;
Aprender algumas estratégias para resolução de problemas de Física de forma a otimizar o processo.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Apesar de inicialmente poder assumir uma forma expositiva, sequencialmente as aulas terão um caráter dialógico e discursivo, podendo ser empregados recursos como lousa, projeção, textos, experimentos entre outros.
A proposta de formação em círculo ou divisão em grupos para se trabalhar dependerá de cada atividade, levando a apresentações ou exposições dos próprios alunos. Estes trabalhos onde há participação ativa do aluno, que deve pensar na forma de construção do conhecimento científico, na disseminação deste conhecimento, em sua própria maneira de construir seu conhecimento e qual efetivamente o papel como futuro professor configuram para a disciplina as práticas como componente curricular.

Avaliação

A média final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso. Uma delas será relativa aos trabalhos propostos e que deverão ser entregues semanalmente. As outras duas serão de provas que contemplarão a primeira e segunda metade dos conteúdos.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso