MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Cálculo II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600033   Período: 20181   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KATIA DE SOUZA CHAGAS TEIXEIRA

Status: Homologado

Ementa

Técnicas de integração. Aplicações de integral. O espaço Rn. Funções de várias variáveis reais. Curvas de nível. Limites. Continuidade. Derivada parcial. Regra da cadeia. Gradiente e derivada direcional. Funções diferenciáveis. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange.

Justificativa

Os conteúdos explorados na disciplina de Cálculo II do curso de licenciatura em Física, em especial, o estudo envolvendo funções de várias variáveis, é essencial para o acadêmico, pois muitos dos fenômenos da natureza podem ser modelados por funções que envolvem mais de 1 parâmetro.

(Resolução CNE/CES, 11 de março de 2002)

Objetivo Geral

Expandir os conhecimentos adquiridos na disciplina de Cálculo I, utilizando-se dos conceitos referentes ao cálculo de limites, derivadas e integrais de funções de uma variável real.

Objetivos Específicos

• Aprimorar a capacidade de raciocínio lógico-dedutivo e, principalmente, em problemas aplicados ao cálculo;
• Depreender a caracterização de funções de várias variáveis;
• Compreender a definição de limite de funções de várias variáveis e como calculá-lo;
• Analisar a continuidade de funções de várias variáveis;
• Estender os conceitos básicos do cálculo para funções de mais de uma variável;
• Compreender o conceito de derivada direcional e gradiente e aplicá-lo à construção do plano tangente e ao encontro de máximos e mínimos locais;
• Saber utilizar a regra da cadeia para funções de várias variáveis.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aula expositivo-dialogada, com ênfase nos conceitos e exemplificações, estudos em pequenos grupos e estudos individualizados.
A resolução de exercícios será incentivada, principalmente como atividade extra-classe, para melhor aprendizagem da teoria e técnicas estudadas em sala de aula.

Avaliação

Serão feitas duas avaliações escritas valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) cada uma. A Média Final será dada pela média aritmética simples das duas avaliações.
O aluno será considerado aprovado se obtiver Média Final maior ou igual a 5 e 75 % de frequência às aulas, de acordo com o Artigo 10 da Resolução CONSEPE no 27/99.

Resoluções:
CONSEPE 52/94 e CONSEPE 27/99

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso