MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica Clássica I
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600050   Período: 20181   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

Princípios fundamentais da mecânica Newtoniana. Movimento em uma, duas e três dimensões. Oscilações. Forças centrais. Sistemas de partículas. Referenciais não inerciais. Noções dos formalismos de Hamilton e Lagrange com aplicações simples.

Justificativa

A disciplina é fundamental para que o licenciando possa ter uma compreensão formal dos fenômenos físicos explicados À luz da Mecânica Newtoniana. Apresenta conceitos, formalismos e métodos matemáticos fundamentais para a compreensão da Física clássica.

Objetivo Geral

Desenvolver a estrutura formal da Mecânica Clássica utilizando, sobretudo, o formalismo Newtoniano e apresentando os formalismos Lagrangeano e Hamiltoniano. Aprofundar a compreensão de conceitos e leis da Física Clássica, capacitando o aluno a formular matematicamente os mais diversos problemas de Mecânica e a interpretar fisicamente as soluções obtidas.

Objetivos Específicos

Capacitar o aluno a utilizar métodos matemáticos avançados, como a análise vetorial, para desenvolver os diferentes formalismo da Mecânica Clássica, bem como para solucionar os problemas apresentados, interpretando fisicamente as soluções encontradas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas teóricas serão expositivas com incentivo à participação ativa dos alunos.
Serão usados programas algébricos como auxiliares no desenvolvimento do formalismo matemático bem como na solução de exercícios.
- Haverá a apresentação de videos educacionais e a utilização de simulações computacionais abordando o movimento planetário, movimento de foguetes, pêndulo de Founcalt entre outros.

Avaliação

Ao longo do semestre letivo serão aplicadas 03 avaliações e várias listas de exercícios. A média final, MF, na disciplina será dada por MF=0,8*MP+0,2*ML, onde MP é a média aritmética das notas obtidas nas três provas e ML é a média aritmética das notas obtidas nas listas de exercícios.
Estará aprovado o aluno que satisfizer os critérios abaixo:
i) freqüência, na disciplina, igual ou superior a 75%;
ii) média final, MF , maior ou igual a 5,0.
Aqueles que não estiverem reprovados pelo critério i descrito acima e não alcançarem o critério ii serão submetidos a uma avaliação substitutiva, envolvendo todo o conteúdo. A nota nesta avaliação, NPS (nota da prova substitutiva), substituirá a prova de menor nota e, então, a média final, será recalculada.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso