MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600057   Período: 20181   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

Projetos de Ensino de Física. Instrumentos de ensino: práticas experimentais - demonstrativas e investigativas, objetos de aprendizagem e recursos computacionais. Estudos sobre as relações Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A interdisciplinaridade e contextualização. O uso de analogias e comparações. A proposta de situações-problema. Elaboração, construção e adaptação de materiais teóricos e experimentais para o Ensino Fundamental e Médio.

Justificativa

Apresentar instrumentos de ensino que podem ser utilizados no Ensino de Física como alternativa ao ensino tradicional.

Objetivo Geral

Destacar as particularidades do ensino de Física, discutindo o ensino tradicional e apresentando metodologias e instrumentos como alternativas de superação desse paradigma em busca de uma aprendizagem significativa e de uma avaliação formativa.

Objetivos Específicos

Identificar e fazer uso dos diferentes instrumentos existentes para auxiliar uma aula de Física.
Interpretar textos, tabelas gráficos, reconhecer grandezas, e a partir deles possam trabalhar com os conceitos e estabelecer relações utilizando a linguagem lógica (matemática).
Adaptar textos científicos para abordagem em sala de aula.
Discutir de forma crítica os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de Física nas últimas décadas: Projetos e pesquisas relacionados ao ensino aprendizagem de Física.
Conhecer e dominar os principais conceitos ligados às pesquisas em ensino de Física.
Conhecer limites e possibilidades dos principais projetos desenvolvidos na área de ensino de Física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A disciplina será fundamentada nos eixos apresentados no conteúdo programático, de forma que as aulas serão conduzidas pela discussão de artigos e/ou desenvolvimento de atividades propostas relacionadas a cada tema. De maneira geral, ao final da disciplina os alunos deverão apresentar uma aula utilizando experimentos de baixo custo desenvolvidos por eles acerca dos temas estabelecidos (Eletricidade, Magnetismo, Óptica e Física Moderna)

Avaliação

A avaliação terá como base: a participação em discussões dos artigos propostos para a leitura, nos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso e na análise dos seminários apresentados e dos experimentos desenvolvidos.
De forma que a nota final será dada por:

NF = N1 + N2
N1 = (NA1 + NA2 + ... + NAn)/n
N2 = (NP + NS1)/2

NAn: atividades desenvolvidas ao longo do curso
NP: nota de participação e leitura dos textos propostos
NS1: Aula elaborada com os experimentos (roteiro detalhado) desenvolvidos ao longo do curso

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso