MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Física e em Ensino de Físi
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600059   Período: 20181   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

A Pesquisa em Ciência e em Ensino de Ciência. Os trabalhos científicos. As etapas da pesquisa: definição do problema, objetivos, formulação de questões e hipóteses, constituição e análise de dados. Referências: citações. Elaboração de textos em conformidade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Divulgação e/ou apresentação de trabalhos em eventos científicos. O desenvolvimento de projeto do trabalho de conclusão de curso.

Justificativa

Essa disciplina se mostra de grande importância para os discentes do curso de Física por apresentar aos alunos técnicas e métodos de pesquisa que serão úteis tanto nas etapas finais de sua vida acadêmica quanto nos etapas iniciais de uma formação continuada, seja no Ensino de Física seja na Pesquisa em Física.
A disciplina também propicia aos discentes, orientadores e coordenador do curso um canal de acompanhamento integrado das atividades de elaboração e desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Curso.

Objetivo Geral

Fornecer os princípios básicos de iniciação à pesquisa em Física e Ensino de Física, caracterizando os métodos e técnicas relacionados.

Objetivos Específicos

Habilitar o aluno à utilização dos métodos e técnicas de pesquisa - em Física e Ensino de Física - na elaboração de seu Trabalho de Curso, bem como redigi-lo de acordo com as normas vigentes para apresentação ao final da disciplina.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão ministradas em vários formatos: aulas expositivas/dialogas, seminários por parte dos alunos, aplicação de métodos e técnicas em problemas específicas da Física.
Em meados da disciplina os alunos deverão firmar compromisso com um professor orientador do Trabalho de Curso e, paralelamente à disciplina, devem dar início à elaboração de seu Projeto.
De acordo com as necessidades específicas dos alunos no decorrer do desenvolvimentos do Projeto, novos métodos, técnicas e normatização poderão ser apresentados à turma.
Ao final da disciplina o Projeto de Trabalho de Curso deverá ser apresentado oralmente.

Avaliação

A avaliação será contínua no decorrer da disciplina. Serão avaliados a participação dos alunos, os seminários apresentados, a execução das atividades propostas e a parte escrita e de apresentação do Projeto de Trabalho de Curso.
A parte escrita e de apresentação do Projeto do Trabalho de Curso comporá 70% da nota final na disciplina. Os outros 30% serão devidos às notas nas demais atividades.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso