MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Cálculo II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600033   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: MAYCON DOUGLAS FERREIRA

Status: Homologado

Ementa

Técnicas de integração. Aplicações de integral. O espaço Rn. Funções de várias variáveis reais. Curvas de nível. Limites. Continuidade. Derivada parcial. Regra da cadeia. Gradiente e derivada direcional. Funções diferenciáveis. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange.

Justificativa

A compreensão dos conceitos do cálculo diferencial e integral são de fundamental importância para o Licenciado em Física, pois eles dão suporte à resolução de muitos problemas da física. Além disso, o trabalho envolvendo a aprendizagem desses conceitos, objeto de estudo desta disciplina contribui para o desenvolvimento de competências necessárias a aquisição de habilidades básicas ao Licenciado em Física. Esta disciplina contribui, também, para que o curso de Física consiga que seus egressos:
- Utilizem a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais.

- Resolvam problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados.

- Proponham, elaborem e utilizem modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade. Concentrem esforços e persistam na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada.

- Utilizem a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.

- Reconheçam as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas.

- Apresentem resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

- Entrem em contato com idéias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básicos.

- Adquiram competências necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem dos conceitos da Física.

Objetivo Geral

Aprimorar conceitos elementares sobre integração de funções de uma ou mais variáveis reais a valores reais.

Objetivos Específicos

1. Aprimorar o raciocínio lógico-dedutivo do aluno.
2. Introduzir conceitos básicos do cálculo integral.
3. Desenvolver uma prática maior em demonstrações matemáticas.
4. Deixar o aluno familiarizado com os conceitos elementares sobre integração de funções de uma variável real a valores reais.
5. Obter conhecimentos sobre integrais definidas.
6. Aplicar os conceitos de integração a problemas do mundo real.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas com o auxílio de textos base e resolução de exercícios. As atividades desenvolvidas em sala terão como objetivo principal acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, implicando, assim, numa avaliação contínua dos mesmos. Uso de mapas mentais como forma de organização e planejamento do conteúdo a cada aula.

Avaliação

Serão aplicadas três provas durante o semestre, no valor de zero a dez. O conceito final será a média aritmética das três notas.
Será aplicada, se necessário, uma quarta prova (denominada Prova Substitutiva). tal prova será aplicado para aqueles alunos que queiram substituir a sua nota mais baixa, sendo esta optativa e independente da prova de segunda chamada. A Prova Substitutiva versará sobre o conteúdo integral da disciplina. No caso do aluno fazer as quatro provas, será considerado as três maiores notas, para o cálculo da média aritmética. Todas as provas serão realizadas a caneta.

O aluno será considerado aprovado se obtiver media final igual ou superior a 5,0 (Cinco) e apresentar um mínimo de 75% de frequência as aulas, de acordo com oa Resolução em vigor CONSEPE 63/2018

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso