MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Computação Aplicada à Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600034   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRIZIO MYAKI ALVES

Status: Homologado

Ementa

Conceito e metodologia para construção de algoritmo. Estudo de uma linguagem estruturada de alto nível. Desenvolvimento de algoritmos para soluções numéricas aplicadas à Física. Iniciação ao uso de pacotes científicos para tratamento de dados experimentais e plotagem de gráficos. Uso de computadores no Ensino de Física.

Justificativa

O computador é uma ferramenta que além de nos auxiliar nas nossas tarefas cotidianas, é também indispensável nas atividades relacionadas ao pesquisador e também ao docente. Por exemplo, a matemática de muitos problemas na física é bastante complicada e nesses casos são normalmente necessários realizar os cálculos utilizando métodos numéricos computacionais. No mundo docente existe uma biblioteca virtual de opções que colabaram para o ensino de física, como os simuladores ou aplicativos usados como instrumentos de medida. Para isso é preciso primeiro aprender a manusear a máquina (o computador), ou seja, aprender a "ensiná-la" a resolver uma determinada tarefa, para que ela torne-se uma aliada na solução desses tipos de atividades. Essa disciplina oferece aos alunos uma introdução à programação de computadores através da elaboração e execução de algoritmos (utilizando a linguagem python) considerando problemas de física nas atividades. Os alunos também aprenderão nesse curso a utilização de programa que faz tratamento de dados experimentais, e de algumas ferramentas computacionais como simuladores ou aplicativos destinados para o ensino de física.

Objetivo Geral

Proporcionar o aprendizado da lógica de programar e do uso ferramentas computacionais mencionadas anteriormente em acordo com o conteúdo programático.

Objetivos Específicos

Adquirir uma noção básica de programar, de tratamento de dados e plotagem de gráficos e familiarizar com objetos de aprendizagem de caráter computacional disponíveis para o ensino de física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Os tópicos dessa disciplina serão ministrados em sala de aula de forma expositiva (utilizando quadro, giz e projetor de slides), obedecendo a bibliografia especificada, intercalando com atividades computacionais praticadas no laboratório de informática. Como atividades extraclasse, os alunos farão exercícios e desenvolverão atividades computacionais relacionados ao conteúdo programático.

Avaliação

Essa disciplina consistirá de três avaliações: uma prova escrita, um trabalho computacional que exigirá a construção de um algoritmo e a sua execução no computador utilizando a linguagem python, e uma apresentação oral na qual o aluno irá propor o uso de uma ferramenta pedagógica computacional para o ensino de algum tópico de física do ensino médio. Cada avaliação valerá de 0,0 a 10,0 pontos. A média final será a média aritmética simples das notas das três avaliações. Estará aprovado o aluno que obtiver média igual ou superior a 5,0 pontos e falta igual ou inferior a 16 horas.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso