MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica dos Corpos Rígidos e Fluidos
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600036   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Cinemática e dinâmica de rotações: de partículas a corpos rígidos. As leis de conservação. Gravitação Universal e Leis de Kepler. Fluidos ideais e viscosos: propriedades e regimes de escoamento.

Justificativa

A disciplina é extensão à Mecânica inicial, a qual configura-se especialmente para a análise sobre as interações e movimentos de translação de partículas. Nela explora-se o movimento – de translação e rotação – em corpos cuja forma, dimensão, configuração interna, e resposta diante de ações externas, define-os como corpos rígidos ou fluidos, amparando-se nas Leis de Newton e nas leis de conservação. Há também a análise sobre movimento de corpos sob ação gravitacional e sob ação de forças de inércia.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos compreendam sobre os movimentos de corpos rígidos e/ou fluidos estendendo seu conhecimento acerca das leis de Newton e leis de conservação.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Compreender conceitos e leis básicas de Mecânica de partículas, corpos rígidos e fluidos, os quais podem ser relacionados e verificados por meio de contextualização com o dia-a-dia ou experimentações em laboratório.
Compreender a Física como Ciência que estabelece modelos sobre eventos naturais observados os quais permitiram o desenvolvimento da engenharia e tecnologia. Que ela não é acabada e exata, simplesmente uma interpretação limitada pelo próprio referencial em que a humanidade se encontra.
Reconhecer as forças de inércia e seu significado.
Compreender que as forças centrais e movimentos orbitais, a partir da gravitação e chegando as relações de Kepler;
Entender o conceito de tensão e sobre as características que aparecem a partir de sua aplicação, tais como estiramento ou deformação, pressão ou compressão, e cisalhamento ou viscosidade;
Compreender sobre o “equilíbrio de corpos” seja sob rotação e/ou imersos em fluidos.
Reconhecer formas de escoamento de fluidos e variáveis sobre escoamento para rearranjar sua análise qualitativa ou quantitativa com viabilidade.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas terão um caráter dialógico e discursivo, empregando contextos e problemáticas do cotidiano. Serão utilizados recursos como lousa, projeção, textos, experimentos entre outros, além de proposta de exercícios e situações problemas e discussões sobre resolução.

Avaliação

Serão realizadas duas avaliações que equivalerão a 90% da média final. Os outros 10% serão de médias de trabalhos dos quais se comporão por listas de problemas e/ou atividades em sala de aula. Não haverá segunda chamada para avaliações, e sim uma única avaliação substitutiva que servirá também a este propósito. Os métodos avaliativos estão em acordo com a resolução CONSEPE n. 63, de 24 de setembro de 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso