MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Organização e Funcionamento da Educação Básica
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600044   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina:
Professor: ELIEL FERREIRA DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Sociedade, cultura e educação: interdependência. Análise da educação brasileira no contexto sócio-político-econômico no período de 1930 aos dias atuais. O ensino básico na Lei 4024/61, Lei 5692/72 e Lei 9394/93. Perspectivas atuais da Educação Básica: pressuposto legal, objeto da educação básica em seus significados sócio-políticos e educacionais, aspectos curriculares básicos no ensino fundamental e médio resultantes nas influências sócio-político-econômicas, aspectos legais do ensino fundamental e do ensino médio e a relação com outros níveis de ensino na realidade de Mato Grosso. A especificidade do objeto de estudos das licenciaturas na legislação atual. A unidade escolar: estrutura e funcionamento. A formação do professor do ensino fundamental e médio: criação e desenvolvimento dos cursos de formação de professor nas LDBs.

Justificativa

A Disciplina resume as normas relativas de todo o sistema educacional brasileiro voltados para a Educação Básica.

Objetivo Geral

- Conhecer a organização, a estrutura e o funcionamento do Ensino brasileiro desde a sua origem.

Objetivos Específicos

-Identificar o contexto histórico-político-social determinante na sociedade capitalista e sua relação com o processo educacional brasileiro.

-Compreender as mudanças arroladas pelo recente processo de globalização que impactam na sociedade e na educação brasileira.

- Conhecer a organização, a estrutura e o funcionamento do Ensino brasileiro nos últimos vinte anos;

-Compreender a configuração dos sistemas educacionais nos níveis: Federal, Estadual e Municipal.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

1 Internet
2Livros, leituras/ Interpretação de textos;
3 Data show.
4 Quadro branco e pincel
5 Filmes didáticos.

Avaliação

Resoluções CONSEPE 64 de 24 de setembro de 2018
A avaliação dos alunos se dará continuamente pela observação da participação em sala de aula, bem como a média em 2 (duas) avaliações com apresentação oral e escrita no valor de zero a dez e por produção em trabalhos individuais, em equipes e em um seminário no final do semestre.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso