MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Laboratório de Física Moderna
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600064   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas   Carga Horária Prática: 64 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

Experimentos relativos aos conteúdos de Física Moderna. Elaboração de roteiros e aulas experimentais: adaptações para aplicação no Ensino Básico.

Justificativa

A realização de experimentos de Física Moderna é necessária para formar um profissional capaz de compreender os grandes avanços - teóricos e tecnológicos - ocorridos no início do século passado e que ainda hoje ditam a ciência contemporânea.

Objetivo Geral

Possibilitar aos estudantes a vivência com experimentos de Física Moderna, proporcionando uma compreensão ampla dos conteúdos relacionados a esse ramo da Física. Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas para executar experimentos, fazer predições e interpretar os resultados experimentais. Capacitar e incentivar os alunos, futuros professores, à experimentação de Física Moderna no ensino Básico.

Objetivos Específicos

Propiciar aos estudantes familiaridade com técnicas experimentais em um laboratório avançado de física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Cada aluno deverá executar 07 (sete) experimentos, em grupos. Os grupos, distintos a cada etapa, serão sorteados no primeiro dia de aula. Cada grupo terá no máximo, 03 (três) participantes.
Caberá aos elementos do grupo efetuar pesquisa bibliográfica referente aos conteúdos abordados em cada experimento, bem como a análise do manual dos equipamentos e elaboração (original) de roteiro experimental referente a cada experimento.
Os resultados obtidos na etapa acima deverão compor o pré-relatório do experimento. O grupo deverá discorrer sobre o pré-relatório, condição absolutamente necessária para que se possa passar à montagem definitiva do mesmo.
Finda a execução de todos os experimentos, cada aluno deverá apresentar um seminário individual sobre um dos 07 (sete) experimentos realizados, abordando conceitos envolvidos, procedimento experimental e análise de dados. A escolha será feita, via sorteio, em meados do curso. No seminário os alunos também deverão apresentar possibilidades de desenvolvimento alternativo do experimento (caso exista), com materiais de baixo custo, que sejam possíveis de serem desenvolvidos no ensino médio, onde não há laboratórios de física moderna.
Ao final do curso haverá a realização de uma prova abordando conceitos, procedimentos experimentais e análise de dados relativos às unidades estudadas.

Avaliação

Ao longo da disciplina serão realizadas as seguinte atividades avaliativas:
• 07 relatórios finais, valendo 10 pontos cada;
• 01 seminário valendo 10 pontos;
• 01 prova escrita valendo 10 pontos.
.
A nota final será dada por: Mf= 0,7*Mr + 0,2*Ms + 0,1*Mp

onde,
Mr: Média aritmética dos relatórios finais
Ms: Nota do seminário
Mp: Nota da prova escrita

Estará aprovado o aluno que satisfizer todos os critérios abaixo:

i) freqüência, na disciplina, igual ou superior a 75%;
ii) cada uma das notas Mr, Ms e Mp necessariamente diferentes de zero;
iii) média final, Mf , maior ou igual a 5,0.

Observações:

i) Os experimentos não realizados nas datas previamente agendadas somente serão reagendados nos casos previstos em lei.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso