MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Eletrônica Básica (Opt)
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600074   Período: 20182   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: EDIRON LIMA VERDE

Status: Homologado

Ementa

Instrumentação analógica e digital. Análise de circuitos de corrente contínua e alternada. Filtros digitais e analógicos. Diodos e dispositivos semicondutores. Amplificadores transistorizados. Implementação de dispositivos eletrônicos de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.

Justificativa

Fornecer ao aluno, o embasamento teórico para interpretar e desenvolver circuitos de eletrônica básica. Equacionar e resolver sistemas eletrônicos de baixa e média complexidade que envolva sinais advindos de sensores comumente utilizados na Física. Conhecer as técnicas e rotinas no laboratório de eletrônica, desenvolver habilidades para trabalhar em grupo e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de circuitos com os dispositivos eletrônicos estudados. Com embasamento teórico e prático dos fundamentos da eletrônica, o aluno poderá seguir em estudos em nível mais avançado, tendo base para êxito acadêmico e profissional, principalmente no que se refere à área da instrumentação científica.

Objetivo Geral

Ao término deste curso os alunos deverão ser capazes de interpretar os circuitos e dispositivos eletrônicos, aplicá-los na resolução de problemas simples e estarem familiarizados com os instrumentos e métodos de medidas eletrônicas. Estudar e entender os fundamentos básicos de operação dos dispositivos eletrônicos e sua utilização nos circuitos elétricos de interesse para a área de ciências exatas.

Objetivos Específicos

Com base na teoria dos dispositivos eletrônicos, capacitar o estudante a compreender os circuitos eletrônicos associados aos seus respectivos dispositivos eletrônicos. Entender as arquiteturas de fontes de tensão e corrente. Conhecer as topologias básicas dos circuitos conversores de tensão alternada para contínua, projetar circuitos amplificadores lineares e não lineares com transistores ou com uso de circuitos integrados. Entender a comutação digital, saber projetar simples osciladores eletrônicos na lógica digital e com uso dos operacionais lineares. Estudar circuitos básicos de aquisição dos sinais de baixo nível e seu uso em diversos sensores na Física. Entender e dominar o uso dos instrumentos mais usados na eletrônica como: osciloscópio, multímetro, gerador de funções e placas de montagens de circuitos. Aprender a operar e utilizar pelo menos um software de simulação computacional voltado para circuitos eletrônicos. Fazer análise dos sinais e de operação dos circuitos eletrônicos projetados.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• Aula expositiva.
• Resolução de problemas.
• Listas de exercícios.
• Verificações de aprendizagem.
• Práticas de laboratório.

Avaliação

O aluno será avaliado continuamente, tendo como critérios:
• Participação em sala de aula, empenho e pontualidade na realização dos trabalhos
• Testes em sala de aula previamente agendados
• Listas de exercícios
• Laboratório (nota de laboratório designada por NLab)
• Avaliações da aprendizagem em dois momentos durante o semestre letivo. As datas das provar serão definidas. Serão apresentadas duas notas N1 e NLab e uma média final (MF), ficando o aluno aprovado se sua média for maior ou igual a 5,0. A média das notas será obtida da seguinte forma:
MF = (N1 + NLab)/2

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso