MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução à Relatividade e Física Nuclear
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600049   Período: 20191   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ADELLANE ARAUJO SOUSA

Status: Homologado

Ementa

Relatividade restrita: os postulados, eventos e simultaneidade, transformação de Lorentz e o Efeito Doppler. Partículas: Léptons e Quarks, Hádrons – Bárions e Mésons, Interações e decaimentos e a História do Universo. Física nuclear: Os nuclídeos, trocas massa-energia, força nuclear, decaimento radioativo, dosagem e modelos nucleares.

Justificativa

A disciplina de Introdução à Relatividade e Física Nuclear faz parte do projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Física do Campus do Araguaia e é um dos campos da Física Moderna e Contemporânea que compreende a Física desde o início do século XX até os dias atuais. Essa disciplina está de acordo com os Pareceres CNE/CES 1.304/2001 e a Resolução CNE/CES Nº 9/2002 que estabelecem as Diretrizes Curriculares para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Física. O tópico sobre relatividade também conhecido como Teoria da Relatividade de Albert Einstein é na verdade composto por duas teorias: a Teoria da Relatividade Restrita de 1905 e a Teoria Geral da Relatividade de 1916. A relatividade restrita ou especial se estuda a dinâmica de corpos em alta velocidade (próximos à velocidade da luz) e apresenta novas noções de espaço e tempo (dilatação e contração) do ponto de vista de observadores em sistemas de referenciais inerciais. A teoria tem aplicações na construção de relógios atômicos, Sistemas de Posicionamento Global (GPS), aceleradores de partículas etc. O estudo do núcleo e particulares elementares é um campo natural de aplicação de conceitos e dos princípios da física quântica estudadas na estrutura de átomos e moléculas vistos na disciplina Óptica e Física Moderna. Também é estendido ao estudo do núcleo e partículas, as leis de conservação da energia, momento e momento angular vistas na disciplina de mecânica. As aplicações da física nuclear propiciaram o desenvolvimento de reatores nucleares para geração de energia elétrica e mecanismo de combate à doenças como o câncer. A construção e operação de aceleradores de partículas levaram “know how” às indústrias e empresas participantes propiciando repasse de tecnologia às mesmas para o desenvolvimento de novos produtos.

Objetivo Geral

Levar os alunos à compreenderam os conceitos, leis e modelos na relatividade restrita, núcleo atômico e Partículas elementares.

Objetivos Específicos

- Compreender os postulados básicos da relatividade restrita e a nova noção de conceito de espaço-tempo e suas consequências na mecânica.
- Estudar o núcleo atômico através dos decaimentos radioativos, as energias envolvidas nesses processos e suas medidas.
- Compreender as Partículas elementares, suas classificações, leis de conservação envolvidas e sua aplicação na descrição da estrutura da matéria através do modelo dos quarks.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

- Aulas teóricas expositivas/participativas para toda a classe em sala de aula.
- Assimilação da matéria na forma listas de exercícios de aprendizagem,
resolvidos e propostos.
- Apresentação de vídeos educativos.
- Resolução das avaliações escritas

Avaliação

Serão aplicadas 03 (três) avaliações escritas, sem consulta, ao longo do semestre do curso: P1, P2 e P3. A avaliação P1 versará sobre o conteúdo programático de Relatividade. A avaliação P2 versará sobre o conteúdo programático de Núcleo e Energia Nuclear e a avaliação P3 versará sobre o conteúdo programático de Partículas Elementares. Cada avaliação terá a duração de 100 minutos. Como forma de recuperação, os alunos que receberem nota abaixo de 5,0 terão direito a uma avaliação substitutiva e facultativa desde que tenham 75% de presença de acordo com o diário nas datas das avaliações. Essa avaliação substitutiva também será facultativa para aqueles que receberem nota acima de 5,0. Essas avaliações deverão ser realizadas em dias e horários combinados com os alunos. Para cada avaliação, os alunos deverão entregar uma lista de Exercícios L1, L2 e L3, respectivamente. Então teremos uma média das avaliações escritas P =(P1+P2+P3)/3 e das Listas L=(L1+L2+L3)/3. Ao final, a média MF será a média ponderada:
MF=0,7*P+0,3*L

Critério para Aprovação: MF : maior ou igual a 5,0.
Essas avaliações devem respeitar: RESOLUÇÃO CONSEPE N.” 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.
Decisões Específicas - Colegiado de Curso Referentes a Estágios e Trabalhos de Graduação.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Horário de atendimento aos alunos: Quartas-feiras das 09 às 11 h.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso