MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução à Mecânica Quântica
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600058   Período: 20191   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GEORGE BARBOSA DA SILVA

Status: Homologado

Ementa

Elementos de álgebra linear: base e mudança de base, produto interno, autovetores e autovalores e transformações hermitianas. A equação de onda de Schrödinger: A interpretação probabilística. A Equação de autovalores da energia. A partícula em uma caixa: autofunções e autovalores: Ortogonalidade de autofunções: Paridade. Autofunções de momentum. Degenerescência e autofunções simultâneas. Potenciais unidimensionais: O potencial degrau; coeficientes de reflexão e de transmissão. A estrutura matemática da Mecânica Ondulatória e sua interpretação.

Justificativa

Primeiramente, para o desenvolvimento do conhecimento de qualquer teoria, é importante, sempre que possível, iniciar os estudos com uma base detalhada e abrangente. É recomendável que esta primeira abordagem envolva apenas sistemas simples. Em se tratando da Mecânica Quântica, convém que a ênfase inicial seja dada em sistemas com apenas um grau de liberdade. Assim, em tais sistemas, é possível trabalhar com precisão o formalismo e todos os postulados da teoria, bem como seus aspectos intrínsecos, que a tornam distinta da Mecânica Clássica. Quando os estudantes compreenderem bem os fundamentos da teoria, terão mais segurança para aplicá-los em sistemas mais complexos.

Objetivo Geral

Capacitar os estudantes a compreender os princípios básicos, postulados e formalismos da mecânica quântica não-relativística.

Objetivos Específicos

Compreender o formalismo matemático da Mecânica Quântica.

Saber anunciar os postulados da teoria.

Saber quais aspectos a física quântica se diferencia da mecânica newtoniana.

Aplicar os postulados da Mecânica Quântica na solução de alguns problemas.

Fornecer elementos de análise e compreensão da teoria da Mecânica Quântica direcionada, quando possível, à transposição didática.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas, com resolução de problemas e aplicação de listas de exercícios.

Avaliação

O aluno será avaliado com três exames (P1, P2 e P3). Para cada avaliação haverá uma atribuição de nota de zero a dez. A média final M do aluno será dada pela média simples, isto é:


M=(P1 + P2 + P3)/3


A primeira avaliação será aplicada após a conclusão do tópico sobre os postulados da Mecânica Quântica, isto é, ao final do tópico IV. A segunda avaliação contemplará os tópicos V e VI. A terceira avaliação deverá cobrir os dois últimos tópicos.

O estudante será aprovado na disciplina se a nota final M for maior ou igual a 5,0, e se tiver frequência superior ou igual a 75%, de acordo com a Resolução CONSEPE nº 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Há poucas opções de livros de Mecânica Quântica na biblioteca do campus.

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso