MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: introdução à Física Médica (Opt)
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600086   Período: 20191   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: EDIRON LIMA VERDE

Status: Homologado

Ementa

Biomecânica do corpo humano. Bioeletricidade e fenômenos elétricos e de transporte na célula. Biofísica da respiração e da circulação. Biomagnetismo e ressonância magnética. Física das Radiações e proteção radiológica. Dosimetria. Efeitos Biológicos das Radiações Ionizantes. Medicina Nuclear e Radioterapia. O profissional da Física Médica.

Justificativa

O licenciado em Física poderá qualificar-se posteriormente na área da Física Médica, tornando se indispensável, para o sucesso e a segurança das diferentes aplicações de radiações ionizantes e não-ionizantes, de lasers e de nanotecnologia nos mais diversos procedimentos médicos. A atuação de Físicos em todos os grandes hospitais e centros de saúde tem aumentado significativamente nos últimos anos. Há uma crescente demanda deste profissional em diversas áreas, com grandes oportunidades de pós-graduação e oportunidades para o futuro físico atuar em empresas, hospitais, clínicas e centros de pesquisa. Há uma grande expansão da tecnologia e da instrumentalização dos hospitais e clínicas especializadas, o que demando profissionais cada vez mais preparados para operar estes dispositivos.

Objetivo Geral

Fornecer ao aluno o embasamento teórico necessário ao acompanhamento satisfatório de estudos mais avançados no qual o curso de Licenciatura em Física se fizer necessário, dotando o aluno das habilidades, competências e atitudes necessárias que o capacitem para atuar na área de interface entre a Física, as Ciências Biológicas e da Saúde, proporcionando uma visão dos fenômenos físicos fundamentais necessários ao bom desempenho do estudante de Licenciatura em Física, na área da Física Médica.

Objetivos Específicos

Ao término do curso queremos que o aluno venha conhecer e dominar os princípios gerais e os fundamentos da eletricidade, do magnetismo e da Física moderna e, em especial as radiações de corpo ionizantes, dosimetria e seus métodos de proteção e controle. Entender os processos físicos e conceituais envolvidos na respiração, audição e circulação. O fenômeno elétrico envolvido no transporte químico nas células e compreender o fluxo dos impulsos nervosos. Entender a Física da locomoção e as forças envolvidas na anatomia humana. O uso do magnetismo na produção de imagens por ressonância magnética, potencial elétrico e o campo elétrico na obtenção de imagens por Raios-X e Ultra-Som. Conhecer técnicas biomédicas diagnósticas e terapêuticas conceituais e teóricas com uso dos conceitos físicos, instrumentos científicos ou da Matemática apropriada. Conhecer as leis que regem os fluídos, a hidrostática e a hidrodinâmica do sistema circulatório. Inserir o Licenciado em Física na área da Física Médica com competências, raciocínio lógico, postura crítica e ética.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• Aula expositiva.
• Resolução de problemas.
• Listas de exercícios.
• Verificações de aprendizagem.

Avaliação

O aluno será avaliado tendo como critérios:

• Testes em sala de aula, denominado avaliação formativa AF, previamente agendados e valendo 1 (hum) ponto em cada avaliação a que se destinar.
• Duas avaliações de aprendizagem durante o semestre letivo, N1 e N2. com valores atribuídos de 0 (zero) a 10 (dez). As datas das provas serão definidas em sala. Serão apresentadas duas notas N1 e N2, com uma média final (MF), onde fica o aluno aprovado se MF for maior ou igual a 5,0. A media final do aluno segue a expressão de uma média aritmética simples.:
MF = (N1 + N2 ) / 2.

O aluno poderá fazer um a prova substitutiva para uma das menores notas (N1 ou N2) caso seja necessário para sua aprovação.
Este processo de avaliação contempla as resolução do RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso