MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Cálculo II
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600033   Período: 20192   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: KATIA DE SOUZA CHAGAS TEIXEIRA

Status: Homologado

Ementa

Técnicas de integração. Aplicações de integral. O espaço Rn. Funções de várias variáveis reais. Curvas de nível. Limites. Continuidade. Derivada parcial. Regra da cadeia. Gradiente e derivada direcional. Funções diferenciáveis. Máximos e mínimos. Multiplicadores de Lagrange.

Justificativa

A compreensão dos conceitos do cálculo diferencial e integral são de fundamental importância para o Licenciado em Física, pois eles dão suporte à resolução de muitos problemas da física. Além disso, o trabalho envolvendo a aprendizagem desses conceitos, objeto de estudo desta disciplina contribui para o desenvolvimento de competências necessárias a aquisição de habilidades básicas ao Licenciado em Física. Esta disciplina contribui, também, para que o curso de Física consiga que seus egressos:
- Utilizem a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais.

- Resolvam problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados.

- Proponham, elaborem e utilizem modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade. Concentrem esforços e persistam na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada.

- Utilizem a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados.

- Reconheçam as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas.

- Apresentem resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

- Entrem em contato com idéias e conceitos fundamentais da Física e das Ciências, através da leitura de textos básicos.

- Adquiram competências necessárias ao desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem dos conceitos da Física.

Objetivo Geral

Ampliar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Cálculo I, aproveitando os conceitos de cálculo de uma variável real para várias variáveis reais, como limite, derivada e integral.

Objetivos Específicos

- Compreender as técnicas de integração e aplicar os conceitos de Integral em problemas de Física.
- Compreender e caracterizar funções de várias variáveis;
- Entender a definição de limites de vária variáveis, suas propriedades operatórias e como determiná-lo;
- Entender e aplicar curvas de nível em diversos problemas de diferentes áreas;
- Analisar a continuidade de funções de várias variáveis;
- Compreender o conceito de derivada direcional e gradiente e aplicá-lo à construção do plano tangente e na determinação de máximos e mínimos locais;
- Saber empregar a regra da cadeia para funções de várias variáveis.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas, com exemplos de aplicação,resoluções de exercícios teóricos e práticos, listas de exercícios para os alunos resolverem e discutirem as dúvidas em sala e extra-classe.

Avaliação

Serão realizadas três avaliações escritas sem consulta, em dia e horário da disciplina, denominadas P1 , P2 e P3 , no valor de zero à dez, cuja média final será dada por média aritmética simples: MF= (P1+P2+P3)/3.
Após cada avaliação, será realizada uma avaliação de “segunda chamada” aos alunos, que por motivo justificado e que esteja em conformidade com o artigo 7º da Resolução nº 63 de 24/09/2018 CONSEPE.
Será aplicada uma terceira avaliação (denominada prova substitutiva). Tal avaliação será aplicada à todos os alunos interessados em substituir a nota mais baixa entre as avaliações realizadas. A prova substitutiva versará sobre o conteúdo integral da disciplina.
Será considerado aprovado o aluno(a) que obtiver média final igual ou superior à 5,0(cinco) e apresentar um mínimo de 75% de frequência as aulas, de acordo com a Resolução CONSEPE Nº 63 de 24 de setembro de 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso