MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Metodologia do Ensino de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600054   Período: 20192   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

As interações em sala de aula. Conceitos alternativos. Conflitos cognitivos. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Transposição didática. Abordagens histórico-filosóficas no Ensino de Física. Avaliação dinâmica como instrumento de ensino.

Justificativa

Apresentar ao futuro professor as particularidades do Ensino de Física, de modo que possar ser analisado o ensino tradicional e apresentado metodologias e instrumentos metodológicos como
alternativas de superação desse paradigma em busca de uma aprendizagem significativa e de uma avaliação formativa.

Objetivo Geral

Apresentar instrumentos de ensino que podem ser utilizados no Ensino de Física como alternativa ao ensino tradicional, o uso de História e Filosofia da Ciência como
ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, o uso de analogias, comparações e situações-problema.

Objetivos Específicos

Ao término da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Identificar e fazer uso dos diferentes instrumentos existentes para auxiliar uma aula de Física.
- Discutir de forma crítica os principais trabalhos destinados à melhoria do ensino de Física nas últimas décadas.
- Conhecer limites e possibilidades dos principais projetos desenvolvidos na área de ensino de Física.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Aulas expositivas e participativas;
Discussão de leituras sugeridas;
Desenvolvimento de instrumentos para o ensino de Física;
Apresentação de seminários pelos alunos com discussão de temas apontados no conteúdo programático;

Avaliação

A avaliação terá como base a participação em discussões dos artigos propostos para leitura (escala de 0 a 10), na análise do
seminário apresentado com o tema proposto (escala de 0 a 10), na aula desenvolvida utilizando as metodologias estudadas (escala
de 0 a 10). De forma que a nota final (média simples) será dada por:

NF = (NPT + NS1 + NS2)/3
NP: Nota de participação e trabalhos propostos
NS1: Nota Seminário 1 - Apresentação de artigos propostos
NS2: Nota Seminário 2 - Aula desenvolvida com as metodologias estudadas

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso