MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Educação em Direitos Humanos e Relações Étnico-Raciais
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600061
Período: 20192
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ANNA MARIA PENALVA MANCINI
Status:
Homologado
Ementa
Mecanismos culturais de transformação de diferenças em desigualdades sociais. Conceito de gênero como categoria de análise das relações sociais. Conceitos de racismo e discriminação. A intersecção das diferenças e a exclusão social. A Constituição Federal de 1988 e os Fundamentos do Estado Democrático de Direito. O princípio da Igualdade e o sujeito de direitos. A concepção de cidadania: do sujeito universal ao sujeito especificado de Direitos. A Educação como Instrumento de Transformação das Desigualdades Sociais. O Ensino por competências e a educação em Direitos Humanos. Aspectos pedagógicos e didáticos da Educação em Direitos Humanos.
Justificativa
Na sociedade atual é necessário que trabalhemos a Educação em Direitos Humanos e Relacões etnico-raciais na formação de professores considerando que o reconhecimento da diversidade cultural e da desigual distribuição de oportunidades sociais entre os diversos segmentos e grupos da população é presente nas diversas esferas sociais e a instituição escolar , como uma destas esferas, deve promover reflexões e discussões sobre o tema.
Objetivo Geral
Conhecer a legislação que rege os Direitos Humanos e as Relações Etnico-Raciais e refletir sobre aspectos da existência humana e sua diversidade.
Objetivos Específicos
a) Conhecer a legislação sobre Direitos Humanos e Relações Etnico Raciais;
b)Refletir sobre as diversidade de tipos e arranjos socias que podem se transformar em processos de construção de desigualdades;
c)Discutir sobre os diversos aspectos sociais da existencia humana: cidadania, igualdade de direitos, diversidade cultural , entre outros;
d) Problematizar sobre o papel da educação como instrumento de transformação das desigualdades sociais.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
As aulas serão desenvolvidas : aulas expositivas, trabalhos em pequenos grupos, discussão sobre os temas trabalhados. apresentação de videos referentes ao conteudo da disciplina, Seminários sobre temas diversos.
Avaliação
A avaliação será realizada por meio dos trabalhos realizados em sala: valor: 2,0 pontos
Quatro trabalhos em grupo e seminários sobre temas relacionados ao conteúdo da disciplina: cada um no valor de dois pontos.
Os temas dos seminários serão selecionados pelos alunos e professora de acordo com os conteúdos propostos na ementa .
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso