MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Evolução dos Conceitos da Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600063
Período: 20192
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR
Status:
Homologado
Ementa
A ciência na Antiguidade. A Física na Idade Média. A nova Astronomia. O movimento segundo Galileu. A Filosofia Moderna de Descartes e suas ideias sobre o movimento. O desenvolvimento do método científico. Mecânica Newtoniana. Energia, Calor e Entropia. Teoria Eletromagnética. Teoria da Relatividade. Caos e determinismo. O Estranho Mundo Quântico. Partículas Elementares. A construção do conhecimento científico em sala de aula.
Justificativa
Na disciplina “Evolução dos conceitos da Física”, os alunos retomarão alguns aspectos de Filosofia da Ciência sob as perspectivas de como a Ciência foi construída e reconstruída e como os conceitos foram modificados/adaptados /transformados em um processo histórico-filosófico colocando o Ensino de Física sob o contexto de conceitos alternativos e mudança conceitual. Na visão de ciência em construção como para qualquer conhecimento, o erro trata-se muitas vezes de perspectiva ou referência e, consequentemente, parte integrante do processo de aprendizagem. É importante para a disciplina a apresentação e o reconhecimento sobre os impasses existentes na ciência, deixando claro sua situação em processo de construção.
Objetivo Geral
Fazer com que os alunos perpassem por todos os conceitos trabalhados no curso, conhecendo sua construção histórico-filosófica e consequentemente compreendendo o processo de construção da Ciência (Física), entendendo que se trata de um processo dinâmico e contínuo, reconhecendo o erro como parte integrante deste processo e possibilitando que utilizem estes aspectos para a construção do conhecimento a qualquer indivíduo – forma de ensinar em uma concepção construtivista.
Objetivos Específicos
Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Diferenciar entre aspectos científicos e não científicos;
Compreender como se dá o processo de construção do conhecimento, a partir de alguns aspectos históricos e algumas epistemologias contemporâneas;
Entender que o conhecimento científico passa por transformações, entre aqueles que fazem ciência e aqueles que ensinam ou aprendem;
Compreender que a Ciência não pode ser vista como um dogma já que não é irrefutável;
Utilizar os aspectos de ensino-aprendizagem, dentro de paradigmas construtivistas, entendo a ideia de mudança conceitual e o erro como parte de integrante do processo;
Retomar os principais conceitos de Física, e estabelecer horizontes para os impasses e limitações da ciência Física.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
As aulas terão um caráter dialógico e discursivo, podendo ser empregados recursos como lousa, projeção e textos.
Haverá momentos de apresentações ou exposições dos próprios alunos com sua participação ativa, o qual deverá pensar na forma de construção do conhecimento científico, na disseminação deste conhecimento, em sua própria maneira de construir conhecimento e qual efetivamente o papel como futuro professor, configurando para a disciplina, as práticas como componente curricular.
Avaliação
A média final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso. Uma delas será relativa à assiduidade, participação e promoção de discussões, entrega de trabalhos propostos. A segunda, da apresentação em forma de seminário/e ou aula acerca da evolução histórico-filosófica de um conceito (ou campo conceitual) da Física apontando sobre as possíveis formas de se utilizá-la no ensino básico. Um texto base deverá ser constituído e integrará essa segunda avaliação. A terceira será relativa a uma avaliação de caráter dissertativo. Os métodos avaliativos estão em acordo com a resolução CONSEPE n. 63, de 24 de setembro de 2018.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso