MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Laboratório de Física Moderna
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600064
Período: 20192
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 0 horas
Carga Horária Prática: 64 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA
Status:
Homologado
Ementa
Experimentos relativos aos conteúdos de Física Moderna. Elaboração de roteiros e aulas experimentais: adaptações para aplicação no Ensino Básico.
Justificativa
A realização de experimentos de Física Moderna é necessária para formar um profissional capaz de compreender os grandes avanços - teóricos e tecnológicos - ocorridos no início do século passado e que ainda hoje ditam a ciência contemporânea.
Objetivo Geral
Possibilitar aos estudantes a vivência com experimentos de Física Moderna, proporcionando uma compreensão ampla dos conteúdos relacionados a esse ramo da Física.
Objetivos Específicos
Propiciar aos estudantes familiaridade com técnicas experimentais em um laboratório avançado de física; Utilizar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas teóricas para executar experimentos, fazer predições e interpretar os resultados experimentais; Capacitar e incentivar os alunos, futuros professores, à experimentação de Física Moderna no ensino Básico, utilizando experimentos de baixo custo.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Cada aluno deverá executar 07 (sete) experimentos, em grupos. Cada grupo terá no máximo, 03 (três) participantes.
Caberá aos elementos do grupo efetuar pesquisa bibliográfica referente aos conteúdos abordados em cada experimento, estabelecendo a relação entre os dados obtidos na experimentação com a formulação teórica do fenômeno estudado. A cada experimento corresponderá um relatório, a ser elaborado em grupo.
Finda as experimentações cada aluno deverá apresentar um seminário individual sobre um dos 07 (sete) experimentos realizados, abordando conceitos envolvidos, procedimento experimental e análise de dados. A escolha do experimento será feita via sorteio. No seminário os alunos também deverão apresentar possibilidades de desenvolvimento alternativo (caso exista) do experimento, com materiais de baixo custo, que sejam possíveis de serem desenvolvidos no ensino médio, onde não há laboratórios de física moderna.
Ao final do curso haverá a realização de uma prova abordando conceitos, procedimentos experimentais e análise de dados relativos às unidades estudadas.
Avaliação
Ao longo da disciplina serão realizadas as seguinte atividades avaliativas:
• 07 relatórios finais, valendo 10 pontos cada;
• 01 seminário valendo 10 pontos;
• 01 prova escrita valendo 10 pontos.
.
A nota final será dada por: MF= 0,7*MR + 0,2*MS + 0,1*MP
onde,
MR: Média aritmética dos relatórios
MS: Nota do seminário
MP: Nota da prova escrita
Estará aprovado o aluno que satisfizer todos os critérios abaixo:
i) freqüência, na disciplina, igual ou superior a 75%;
ii) cada uma das notas MR, MS e MP necessariamente diferentes de zero;
iii) média final, MF , maior ou igual a 5,0.
Observações:
i) Os experimentos não realizados nas datas previamente agendadas somente serão reagendados nos casos regimentais.
Bibliografia
Básica
Referência
Existe na Biblioteca
Complementar
Referência
Existe na Biblioteca
Informações Adicionais
Aprovação
Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso