MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Eletrônica Básica (Opt)
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600074   Período: 20192   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OPTATIVA
Professor: EDIRON LIMA VERDE

Status: Homologado

Ementa

Instrumentação analógica e digital. Análise de circuitos de corrente contínua e alternada. Filtros digitais e analógicos. Diodos e dispositivos semicondutores. Amplificadores transistorizados. Implementação de dispositivos eletrônicos de apoio ao processo de ensino/aprendizagem.

Justificativa

Fornecer ao aluno, o embasamento teórico para interpretar e desenvolver circuitos de eletrônica básica. Equacionar e resolver sistemas eletrônicos de baixa e média complexidade que envolva sinais advindos de sensores comumente utilizados na Física. Conhecer as técnicas e rotinas no laboratório de eletrônica, desenvolver habilidades para trabalhar em grupo e aplicar os conhecimentos adquiridos na construção de circuitos com os dispositivos eletrônicos estudados. Com embasamento teórico e prático dos fundamentos da eletrônica, o aluno poderá seguir em estudos em nível mais avançado, tendo base para êxito acadêmico e profissional, principalmente no que se refere à área da Licenciatura em Física, onde no Laboratório se faz cada vez mais necessário experimentos modernos como consequência do desenvolvimento tecnológico.

Objetivo Geral

Estudar e entender os fundamentos básicos de operação dos principais dispositivos eletrônicos e sua utilização nos circuitos elétricos de interesse na área da Física Experimental, permitindo que o Licenciado em Física possa enriquecer suas aulas com experimentos tecnologicamente atualizados na sala de aula.

Objetivos Específicos

Com base na teoria dos dispositivos eletrônicos, capacitar o estudante a compreender os circuitos eletrônicos associados aos seus respectivos dispositivos eletrônicos. Entender as arquiteturas de fontes de tensão e corrente. Conhecer as topologias básicas dos circuitos conversores de tensão alternada para contínua, projetar circuitos amplificadores lineares e não lineares com transistores ou com uso de circuitos integrados. Entender a comutação digital, saber projetar simples osciladores eletrônicos na lógica digital e com uso dos operacionais lineares. Estudar circuitos básicos de aquisição dos sinais de baixo nível e seu uso em diversos sensores na Física. Entender e dominar o uso dos instrumentos mais usados na eletrônica como: osciloscópio, multímetro, gerador de funções e placas de montagens de circuitos. Aprender a operar e utilizar pelo menos um software de simulação computacional voltado para circuitos eletrônicos. Fazer análise dos sinais e de operação dos circuitos eletrônicos projetados.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

• Aula expositiva.
• Resolução de problemas.
• Listas de exercícios.
• Verificações de aprendizagem.
• Práticas de laboratório.

Avaliação

O aluno será avaliado continuamente, tendo como critérios:
• Participação em sala de aula, empenho e pontualidade na realização dos trabalhos
• Testes em sala de aula previamente agendados
• Listas de exercícios
• Laboratório (nota de laboratório designada por NLab)
• Avaliações da aprendizagem em dois momentos durante o semestre letivo. As datas das provar serão definidas. Serão apresentadas duas notas N1 e NLab e uma média final (MF), ficando o aluno aprovado se sua média for maior ou igual a 5,0. A média das notas será obtida da seguinte forma:
MF = (N1 + NLab)/2
O aluno poderá fazer um a prova substitutiva para uma das menores notas (N1 ou N2) caso seja necessário para sua aprovação.
Este processo de avaliação contempla as resolução do RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 63, DE 24 DE SETEMBRO DE 2018.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso