MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Introdução ao Eletromagnetismo
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600039   Período: 20201   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

Carga Elétrica. Campo Elétrico. Potencial Elétrico. Capacitância. Corrente Elétrica e Circuitos de Corrente Contínua. Campo Magnético. Indução Magnética. Circuitos de Corrente Alternada. Equações de Maxwell.

Justificativa

Os conteúdos da disciplina são fundamentais para o completo entendimento da física clássica e tem importância fundamental em várias áreas de ciências exatas e das engenharias.
A disciplina será ministrada de forma flexibilizada em função da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID–19 e será mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Objetivo Geral

Capacitar o aluno à compreensão de conceitos relativos à eletricidade e magnetismo, tanto do ponto de vista fundamental, quanto fenomenológico e de aplicações tecnológicas.

Objetivos Específicos

- Utilizar a Física aprendida para explicar o mundo que nos cerca, como funcionamento de aparelhos elétricos, de usinas hidrelétrucas, gastos com energia elétricas, usinas hidroelétricas, fabricação de ímãs, etc.;
- Resolver os mais diversos problemas da Física direta ou indiretamente relacionados aos fenômenos elétricos e magnéticos;
- Preparar o aluno para os conceitos e formalismo mais complexos do Eletromagnetismo;
- Habilitar o aluno a realizar a transposição didática do conteúdo para abordagens apropriadas ao ensino médio.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido à oferta da disciplina em forma flexibilizada, as aulas serão ministradas de modo online, através de videoconferência, e também através de aulas previamente gravadas.
Serão disponibilizadas, semanalmente, 01 (uma) gravação com média de duração de 01 (uma) hora cada. Semanalmente, em horário pré-fixado na matrícula na disciplina, serão ministradas aulas na modalidade online, por videoconferência, com duração máxima de 02 (duas) horas. Para cada hora de aula gravada o estudante deve reservar, no mínimo, o dobro do tempo para assistir e assimilar todo o conteúdo da aula, inclusive com transcrição para material de sua própria elaboração, como caderno ou arquivo digital.
O atendimento individual aos estudantes para sanar dúvidas serão feitos por meio de diversas plataformas virtuais como email, chats e foruns do sistema AVA e email da turma
As atividades avaliativas sempre serão realizadas de modo online, por meio da plataforma AVA, em horário previamente definido no primeiro dia de aula.
As aulas serão expositivas dialogadas, sempre privilegiando momentos de interatividade com os estudantes, mesmo na forma gravada. Como recursos adicionais, serão utilizadas simulação computacional (como os do PHET) e aplicativos voltados ao ensino do Eletromagnetismo.
Os recursos de TIC necessários para as aulas são:
Para o professor:
computador, internet banda larga, mesa digital, software para gravação e edição das aulas (Active Presenter), plataforma de videoconferência de livre acesso (AVA, Meet ou Hangouts), sistema AVA.
Para os estudantes:
Os estudantes deverão ter dispositivo eletrônico e internet (preferencialmente banda larga) para participar das aulas online, acessar as aulas gravadas, fazer downloads e uploads de arquivos e também para a realização das atividades avaliativas.

Avaliação

As avaliações ocorrerão, em datas preestabelecidas, exclusivamente pelo sistema AVA, de modo síncrono.
Havendo, da minha parte, problemas técnicos com a internet na data e horário das avaliações, nova data será escolhida com participação de todos. Se o problema se der por parte de algum(a) aluno(a), nova data será marcada com ele(a).

Serão realizadas 03 (três) avaliações (N1, N2 e N3 na escala de 0 a 10) que equivalerá a 90% da média final [(N1+N2+N3/3].
Ao final do semestre haverá uma Prova Substitutiva (peso semelhante as provas anteriores) com a finalidade de substituir umas notas obtidas nas provas anteriores.
As listas de exercícios (L1, L2 3 L3 na escala de 0 a 10) propostas compreenderão a 10% da média final [(L1+L2+L3)/3]

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso