MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Psicologia da Educação
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600041   Período: 20201   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DANIEL GARCEZ SANTOS QUATTROCIOCCHI

Status: Homologado

Ementa

A História das Ideias Psicológicas. Constituição da Psicologia como ciência. A Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor. As Correntes Psicológicas que abordam a Evolução da Psicologia da Educação. A contribuição das Teorias do Desenvolvimento e aprendizagem ao Processo de Ensino-Aprendizagem.

Justificativa

É importante para todo licenciado o conhecimento a respeito da educação sob uma visão psicológica. Já que o profissional licenciado atuará no processo de ensino, este necessita da compreensão da dinâmica do comportamento humano, dos princípios que norteiam o processo ensino-aprendizagem, assim como de habilidades e atitudes através dos quais pode traduzir sua aprendizagem em processos eficientes de ensino. Há, então, a relevância teórica dos processos psicológicos para área de educação e principalmente há a necessidade do intercâmbio entre a Psicologia e a Pedagogia.

Objetivo Geral

Introduzir as ideias básicas das teorias mais importantes da Psicologia e aplicá-las, quando possível, ao ensino de Física.

Objetivos Específicos

Entender como os princípios psicológicos relacionam-se com a educação e com o processo de ensino-aprendizagem;
Reconhecer que tais princípios contribuem para a formação do educador;
Identificar as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem;
Apropriar-se de seus conceitos;
Perceber suas contribuições para as ações educativas.
Reconhecer as semelhanças e diferenças nas teorias psicológicas para ensino-aprendizagem a fim de ressignificar a prática pedagógica a partir das ações realizadas.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber: seminários; grupos de verbalização e observação; textos em PDF; vídeos em mp4; materiais multimídia e em power point. Os encontros virtuais ocorrerão por meio do Google Meet. Haverá tarefas que podem ocorrer por meio das ferramentas envio de arquivo; bloco de anotações, entre outras. As atividades avaliativas ocorrerão por meio de resenhas críticas e apresentação de um seminário. A comunicação ocorrerá via email da turma e pelo AVA.

Avaliação

A avaliação ocorrerá da seguinte forma:

A1 - Resenha crítica 1, valerá 2,5
A2 - Resenha crítica 2, valerá 2,5
A3 - Resenha crítica 3,valerá 2,5
A4 - Resenha crítica 4, valerá 2,5
S - Seminário, valerá 10.

A nota final do aluno será contabilizada da seguinte forma:
NF = (( A1 + A2 + A3 + A4) + S) / 2

Será considerado aprovado o aluno que obtiver a nota final igual ou superior a 5.0 pontos.

(De acordo com as resoluções CONSEPE 63/2018 e CONSEPE 87/2020).

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso