MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO
Identificação
Disciplina: Psicologia da Educação
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600041
Período: 20201
Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas
Carga Horária Prática: 0 horas
Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: DANIEL GARCEZ SANTOS QUATTROCIOCCHI
Status:
Homologado
Ementa
A História das Ideias Psicológicas. Constituição da Psicologia como ciência. A Psicologia aplicada à Educação e seu papel na formação do professor. As Correntes Psicológicas que abordam a Evolução da Psicologia da Educação. A contribuição das Teorias do Desenvolvimento e aprendizagem ao Processo de Ensino-Aprendizagem.
Justificativa
É importante para todo licenciado o conhecimento a respeito da educação sob uma visão psicológica. Já que o profissional licenciado atuará no processo de ensino, este necessita da compreensão da dinâmica do comportamento humano, dos princípios que norteiam o processo ensino-aprendizagem, assim como de habilidades e atitudes através dos quais pode traduzir sua aprendizagem em processos eficientes de ensino. Há, então, a relevância teórica dos processos psicológicos para área de educação e principalmente há a necessidade do intercâmbio entre a Psicologia e a Pedagogia.
Objetivo Geral
Introduzir as ideias básicas das teorias mais importantes da Psicologia e aplicá-las, quando possível, ao ensino de Física.
Objetivos Específicos
Entender como os princípios psicológicos relacionam-se com a educação e com o processo de ensino-aprendizagem;
Reconhecer que tais princípios contribuem para a formação do educador;
Identificar as teorias do desenvolvimento e da aprendizagem;
Apropriar-se de seus conceitos;
Perceber suas contribuições para as ações educativas.
Reconhecer as semelhanças e diferenças nas teorias psicológicas para ensino-aprendizagem a fim de ressignificar a prática pedagógica a partir das ações realizadas.
Conteudo Programático
Tópico / Subtópico
Metodologia
Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino por meio de atividades e recursos educacionais a saber: seminários; grupos de verbalização e observação; textos em PDF; vídeos em mp4; materiais multimídia e em power point. Os encontros virtuais ocorrerão por meio do Google Meet. Haverá tarefas que podem ocorrer por meio das ferramentas envio de arquivo; bloco de anotações, entre outras. As atividades avaliativas ocorrerão por meio de resenhas críticas e apresentação de um seminário. A comunicação ocorrerá via email da turma e pelo AVA.