MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Estrutura da Matéria I
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600047   Período: 20201   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 96 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 96 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: FABRIZIO MYAKI ALVES

Status: Homologado

Ementa

Radiação térmica e origem da teoria quântica. Elétrons e Quanta. Modelos Atômicos. A equação de Schroedinger e aplicações a sistemas unidimensionais. O átomo de hidrogênio.

Justificativa

Após a conclusão das disciplinas que tratam da Física Clássica, o aluno agora estudará os conceitos e fenômenos explicados pela Física Quântica. Essa disciplina revelará diferenças existentes entre as duas físicas como também "estranhezas" observadas na escala atômica. Abordaremos de forma teórica a ideia do quantum, o comportamento dual (onda-partícula) da radiação e da matéria, e a drástica mudança (princípio de incerteza) no ato de observar um ente quântico, situações que levaram a Física Quântica a uma teoria probabilística. É importante ressaltar que devido ao período de pandemia da COVID-19 as aulas presenciais estão suspensas e por esse motivo as disciplinas serão ofertadas de forma online utilizando TICs destinadas ao ensino.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos matriculados na disciplina uma visão mais ampla dos aspectos fundamentais relacionados ao comportamento do mundo quântico. Isso será feito seguindo o conteúdo programático dessa disciplina.

Objetivos Específicos

Nessa disciplina espera-se que o aluno:

1) compreenda a teoria da Física Quântica e identifique o seu domínio de validade e as suas diferenças com a Física Clássica.

2) familiarize com os conceitos de autoestados, autovalores e valores esperados, fundamentais para a descrição do estado de um ente quântico.

3) reconheça a importânica da Física Quântica no mundo atual, através de suas aplicações que impactaram mudanças no cenário atual que vivemos.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido ao período de pandemia as aulas serão ofertadas de maneira online que deverão ocorrer de forma síncrona por meio de TICs como GoogleMeet ou Skype, e/ou de forma assíncrona. Além disso, reuniões online (pós-aula) e conversas por e-mail também poderão ser utilizadas na interação com os discentes a fim de proporcioná-los um ambiente para realização de atividades pós-aula complementares e para tirar dúvidas pertinentes a disciplina. As aulas serão ministradas com o auxílio/uso de mesa digitalizadora, quadro convencional e projeção da tela do computador/notebook ou do celular. Além dos livros-textos considerados na disciplina outros materiais/fontes poderão ser recomendados para fins de consulta do conteúdo, como: sites, textos em pdf e vídeos disponibilizados na internet.

Avaliação

A disciplina constituirá de quatro avaliações:

1) um trabalho escrito,

2) uma avaliação composta por atividades escritas que serão realizadas durante as aulas online (síncronas),

3) um seminário individual que será apresentado de forma síncrona,

4) uma avaliação da participação do aluno nas aulas online (síncronas).

O trabalho escrito valerá de 0,0 a 10,0 pontos. A soma das notas das atividades online valerá de 0,0 a 8,0 pontos. O seminário valerá de 0,0 a 10,0 pontos. A participação nas aulas valerá de 0,0 a 2,0 pontos.

Assim, a média M da disciplina será calculada da seguinte forma:

M = (T + A + P + S) / 3

sendo,

T - nota do trabalho escrito

A - soma das notas das atividades escritas nas aulas online

P - nota de participação nas aulas

S - nota do seminário

Estará aprovado na disciplina o discente que obtiver a média igual ou superior a 5,0 pontos.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso