MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Metodologia do Ensino de Física
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600054   Período: 20201   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ELEN POLIANI ARLINDO FUZARI

Status: Homologado

Ementa

As interações em sala de aula. Conceitos alternativos. Conflitos cognitivos. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Transposição didática. Abordagens histórico-filosóficas no Ensino de Física. Avaliação dinâmica como instrumento de ensino.

Justificativa

Considerando o contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais, as disciplinas serão ofertadas de forma flexibilizada e, portanto, não presencial, por meio de TICs. Nessa disciplina, o futuro professor tem a oportunidade de conhecer e refletir sobre as metodologias utilizadas no Ensino de Física, reforçando os conteúdos anteriormente abordados, de maneira mais geral, nas disciplinas de Psicologia da Educação e Didática Geral, e fazendo uso das teorias de aprendizagem para entender o conceito de aprendizagem significativa e consequentemente refletir sobre a complexidade do processo de avaliação da aprendizagem.

Objetivo Geral

Essa disciplina busca apresentar metodologias de ensino que tenham como foco a aprendizagem significativa.

Objetivos Específicos

- Discutir os objetivos do ensino de Física a partir das diretrizes vigentes;
- Discutir a importância da alfabetização científica;
- Apresentar as interações existentes em sala de aula e sua utilização no processo de ensino aprendizagem;
- Apresentar estratégias de ensino que busquem a superação de conceitos alternativos e conflitos cognitivos;
- Discutir a importância da problematização e da contextualização;
- Discutir o papel da Matemática no ensino de Física;
- Discutir a utilização de mapas conceituais como facilitadores da aprendizagem significativa;
- Discutir a utilização de abordagens histórico-filosóficas como ferramentas didáticas;
- Discutir a utilização da avaliação dinâmica como instrumento de ensino.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

A dinâmica de forma flexibilizada ocorrerá da seguinte forma:

- Semanalmente será disponibilizado no AVA e no Microsoft Teams um texto relacionado ao tópico correspondente do conteúdo com um roteiro para reflexões, o discente fará a leitura e entregará um resumo norteado pelos questionamentos levantados no roteiro;
- Paralelamente aos textos, os discentes serão orientados na elaboração de uma vídeo-aula utilizando as metodologias abordadas ao longo do curso;
- Serão realizados encontros online, pelo Google Meet ou Microsoft Teams, para discussões dos textos e desenvolvimento das vídeo-aulas;
- Será disponibilizado atendimento individual, por email ou online, para acompanhamento da escolha do tema e desenvolvimento da vídeo-aula.

Avaliação

A avaliação terá como base: a participação nos encontros online, os trabalhos relacionados aos textos desenvolvidos ao longo do curso e a vídeo-aula elaborada, de forma que a nota final será dada por:

NF = (NP + NT1 + NT2 + NVA)/4

NF: Nota Final
NP: Nota de Participação
NT1: Nota de trabalhos propostos (Tópico 1 a 5)
NT2: Nota de trabalhos propostos (Tópico 6 a 10)
NVA: Nota da vídeo-aula elaborada

- A nota de participação (NP) será calculada em função da presença nos encontros online;
- A nota de trabalhos propostos (NT1) será calculada em função trabalhos semanais relacionados aos textos do tópico 1 a 5;
- A nota de trabalhos propostos (NT2) será calculada em função trabalhos semanais relacionados aos textos do tópico 6 a 10;
- A nota da vídeo-aula (NVA) será baseada na vídeo-aula elaborada com um tema de Física a escolha do aluno.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso