MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Física e em Ensino de Físi
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600059   Período: 20201   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ROSANGELA BORGES PEREIRA

Status: Homologado

Ementa

A Pesquisa em Ciência e em Ensino de Ciência. Os trabalhos científicos. As etapas da pesquisa: definição do problema, objetivos, formulação de questões e hipóteses, constituição e análise de dados. Referências: citações. Elaboração de textos em conformidade com a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). Divulgação e/ou apresentação de trabalhos em eventos científicos. O desenvolvimento de projeto do trabalho de conclusão de curso.

Justificativa

Essa disciplina se mostra de grande importância para os discentes do curso de Física por apresentar aos alunos técnicas e métodos de pesquisa que serão úteis tanto nas etapas finais de sua vida acadêmica quanto nos etapas iniciais de uma formação continuada, seja no Ensino de Física seja na Pesquisa em Física.
A disciplina também propicia aos discentes, orientadores e coordenador do curso um canal de acompanhamento integrado das atividades de elaboração e desenvolvimento do Projeto de Trabalho de Curso.
A disciplina será ministrada de forma flexibilizada em função da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID–19 e será mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Objetivo Geral

Fornecer os princípios básicos de iniciação à pesquisa em Física e Ensino de Física, caracterizando os métodos e técnicas relacionados, de modo a auxiliar os estudantes a conceber e redigir o Trabalho de Curso.

Objetivos Específicos

Conhecer os diferentes tipos e técnicas de pesquisa científica aplicadas à Física e ao ensino de Física, seus procedimentos, técnicas e instrumentos de coleta e análise de dados;
Compreender as diversas fases de elaboração e desenvolvimento de pesquisas científicas;
Apresentar os elementos essenciais que compõem as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas vigentes;
Conceber, redigir e apresentar (sob supervisão do orientador) o projeto de pesquisa do Trabalho de Curso.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

Devido à oferta da disciplina em forma flexibilizada, as aulas serão ministradas de modo online, através de videoconferência, e também através de aulas previamente gravadas.
Serão disponibilizadas, semanalmente, 02 (duas) gravações com média de duração de 01 (uma) hora cada. Quinzenalmente, em horário pré-fixado na matrícula na disciplina, serão ministradas aulas na modalidade online, por videoconferência, com duração máxima de 02 (duas) horas. Para cada hora de aula gravada o estudante deve reservar, no mínimo, o dobro do tempo para assistir e assimilar todo o conteúdo da aula, inclusive com transcrição para material de sua própria elaboração, como caderno ou arquivo digital.
O atendimento individual aos estudantes para sanar dúvidas será feito por meio de diversas plataformas virtuais como email, chats e foruns do sistema AVA e email da turma.
Além das aulas expositivas/dialogadas apresentadas pelo professor, no formato virtual, os estudantes terão participação ativa, com aplicação de métodos e técnicas em problemas específicos da Física e com a apresentação de seminários, também na modalidade virtual.
No primeiro mês da disciplina os alunos deverão firmar compromisso com um professor orientador do Trabalho de Curso e, paralelamente à disciplina, também em modo virtual, devem dar início à elaboração de seu Projeto de Trabalho de Cuso.
De acordo com as necessidades específicas dos alunos no decorrer do desenvolvimento dos Projetos, novos métodos, técnicas e normatização poderão ser apresentados, sempre através das aulas virtuais.
Ao final da disciplina o Projeto de Trabalho de Curso deverá ser apresentado por cada estudante, por videoconferência, à turma.
Os recurso de TIC necessários para as aulas são:
Para o professor:
computador, internet banda larga, mesa digital, software livre para gravação e edição das aulas (Active Presenter), plataforma de videoconferência de livre acesso (AVA, Meet ou Hangouts), sistema AVA.
Para os estudantes:
Os estudantes deverão ter dispositivo eletrônico e internet (preferencialmente banda larga) para participar das aulas online, acessar as aulas gravadas, fazer downloads e uploads de arquivos, para a apresentação de seus seminários e do Projeto de Curso e também para a realização das atividades avaliativas.

Avaliação

A avaliação será contínua no decorrer da disciplina. Serão avaliados a participação dos alunos, os seminários apresentados, a execução das atividades propostas e a parte escrita e de apresentação do Projeto de Trabalho de Curso.
A parte escrita e de apresentação do Projeto do Trabalho de Curso comporá 70% da nota final na disciplina. Os outros 30% serão devidos às notas nas demais atividades, continuadas, realizadas durante a disciplina.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso