MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Mecânica dos Corpos Rígidos e Fluidos
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600036   Período: 20202   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: GILBERTO DE CAMPOS FUZARI JUNIOR

Status: Homologado

Ementa

Cinemática e dinâmica de rotações: de partículas a corpos rígidos. As leis de conservação. Gravitação Universal e Leis de Kepler. Fluidos ideais e viscosos: propriedades e regimes de escoamento.

Justificativa

A disciplina é extensão à Mecânica inicial, a qual configura-se especialmente para a análise sobre as interações e movimentos de translação de partículas. Nela explora-se o movimento – de translação e rotação – em corpos cuja forma, dimensão, configuração interna, e resposta diante de ações externas, define-os como corpos rígidos ou fluidos, amparando-se nas Leis de Newton e nas leis de conservação. Há também a análise sobre movimento de corpos sob ação gravitacional e sob ação de forças de inércia. A disciplina será ofertada na forma flexibilizada por meio de TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) devido ao contexto especial de pandemia de COVID–19 e a suspensão de atividades presenciais em conformidade com a resolução CONSEPE n. 087 de 2020.

Objetivo Geral

Fazer com que os alunos compreendam sobre os movimentos de corpos rígidos e/ou fluidos estendendo seu conhecimento acerca das leis de Newton e leis de conservação.

Objetivos Específicos

Ao longo do curso os alunos deverão desenvolver as seguintes capacidades:
Compreender conceitos e leis básicas de Mecânica de partículas, corpos rígidos e fluidos, os quais podem ser relacionados e verificados por meio de contextualização com o dia-a-dia ou experimentações em laboratório.
Compreender a Física como Ciência que estabelece modelos sobre eventos naturais observados os quais permitiram o desenvolvimento da engenharia e tecnologia. Que ela não é acabada e exata, simplesmente uma interpretação limitada pelo próprio referencial em que a humanidade se encontra.
Reconhecer as forças de inércia e seu significado.
Compreender que as forças centrais e movimentos orbitais, a partir da gravitação e chegando as relações de Kepler;
Entender o conceito de tensão e sobre as características que aparecem a partir de sua aplicação, tais como estiramento ou deformação, pressão ou compressão, e cisalhamento ou viscosidade;
Compreender sobre o “equilíbrio de corpos” seja sob rotação e/ou imersos em fluidos.
Reconhecer formas de escoamento de fluidos e variáveis sobre escoamento para rearranjar sua análise qualitativa ou quantitativa com viabilidade.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

No contexto de pandemia da COVID-19, e de acordo com a resolução CONSEPE 087/2020, as aulas acontecerão em ambiente virtual com encontros síncronos (Google Meet ou Microsoft Teams), e materiais audiovisuais e na forma escrita serão disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Os materiais poderão ser disponibilizados antes e/ou depois dos encontros síncronos dependendo do intuito (orientar, indagar, provocar, esclarecer, solicitar).
Os encontros virtuais terão um caráter dialógico e discursivo apresentando-se os conceitos a partir de situações plausíveis aos contextos dos discentes, podendo ser empregados recursos como o compartilhamento de telas, arquivos digitais, simulações, entre outros.
Serão realizadas as seguintes estratégias de ensino/aprendizagem por meio de atividades e recursos educacionais a saber:
1. Apresentação de alguns conceitos de forma expositiva por meio de áudios (podcasts) ou vídeos com curta duração;
2. Abertura de discussões por meio de encontros virtuais síncronos sobre questões chaves para que os alunos racionalizem dentro de suas perspectivas, lançando hipóteses e testando-as;
3. Indicações de leituras prévias de materiais disponibilizados no AVA para reiterar os estudantes para as discussões em encontros (virtuais) trabalhando-se com a interpretação de diferentes representações;
4. Solicitações de atividades para serem realizadas fora do “ambiente virtual conjunto” para estimular interpretações, reflexões e racionalizações individuais;
5. Disponibilização de horários para atendimento aos alunos para sanar dúvidas e possivelmente para promover discussões mais individualizadas;
6. Utilização de currículo em espiral. Os conceitos serão apresentados, discutidos e revisitados em várias situações, aumentando suas ramificações na estrutura cognitiva do discente e aprimorando o alcance propositivo;
7. Avaliações contínuas e de caráter formativo.

Avaliação

A nota final será obtida a partir da média de três avaliações com mesmo peso:
1. Uma delas será relativa aos trabalhos propostos e que deverão ser entregues semanalmente;
2. As outras duas avaliações serão de provas escritas que contemplarão a primeira e segunda metade dos conteúdos. O estudante sempre terá a oportunidade de refazer a avaliação após a sua correção garantindo-lhe alguma pontuação extra. As avaliações serão disponibilizadas aos estudantes com data e horário previamente estabelecidos no AVA. Também será estabelecido o prazo máximo para retorno das atividades avaliativas dos alunos para o professor via AVA e pelo e-mail gcfjunior@ufmt.br.
Os métodos avaliativos estão em acordo com as resoluções CONSEPE 063/2018 e 087/2020.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
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Coordenador(a) do Curso