MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
PLANO DE ENSINO

Identificação

Disciplina: Óptica e Física Moderna
Curso: GRADUAÇÃO EM FÍSICA, LICENCIATURA - PRESENCIAL/CAMPUS ARAGUAIA
Nível: Graduação
Código: 112600043   Período: 20202   Turma: FIP
Unidade Ofertante: Instituto de Ciências Exatas e da Terra
Carga Horária Teórica: 64 horas   Carga Horária Prática: 0 horas   Carga Horária Total: 64 horas
Tipo de Disciplina: OBRIGATÓRIO
Professor: ARIAN PAULO DE ALMEIDA MORAES

Status: Homologado

Ementa

Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas. Natureza e propagação da luz. Vetor de Poynting. Pressão de radiação. Polarização. Reflexão interna total. Reflexão e refração. Polarização por reflexão. Espelhos. Lentes. Instrumentos ópticos. Interferência. Experimento de Young. Interferência em películas. Difração em fendas. Difração de raios X. Princípios de física quântica e aplicações.

Justificativa

A disciplina de Ótica e Física Moderna trata de temas que envolvem a Física Clássica e a sua transição para a Física Quântica. A aplicação dos tópicos da disciplina fornece ao estudante elementos conceituais para a compreensão natureza da luz e de suas implicações tecnológicas vigentes. Além disso, os elementos conceituais abordados na disciplina são fundamentais para a compreensão da Física Contemporânea.
A disciplina será ministrada de forma flexibilizada (ensino remoto) em função da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID–19 e será mediada pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Objetivo Geral

Fornecer aos estudantes uma compreensão adequada sobre a natureza da luz, a qual envolve uma abordagem de conceitos fundamentais de ondas eletromagnéticas e fótons em diferentes temas da física clássica, moderna e contemporânea.

Objetivos Específicos

Ao final da disciplina, o estudante deverá ser capaz de:
Descrever o espectro eletromagnético;
Descrever uma onda eletromagnética como sendo formada por campos elétricos e magnéticos que variam no tempo e que são mutuamente perpendiculares;
Quantificar a energia transportada por uma onda;
Saber a diferença entre luz polarizada e luz não polarizada;
Aplicar a lei de Snell;
Explicar a formação de imagens em espelhos;
Explicar o funcionamento de alguns instrumentos óticos
Descrever a difração de ondas luminosas por uma fenda estreita e um obstáculo;
Desenhar a figura de difração produzida por uma luz monocromática;
Conceber a quantização de energia da luz;
Explicar a absorção e emissão da luz em termos de níveis de energia quantizados;
Apresentar as relações entre momento, energia, frequência e comprimento de onda de um fóton.
Explicar a figura de interferência de dupla fenda produzida por elétrons.
Interpretar o princípio de incerteza de Heisenberg.

Conteudo Programático

Tópico / Subtópico

Metodologia

As aulas serão expositivas, porém enriquecidas com diálogos. O ensino deverá ser dinamizado com a interação efetiva entre o aprendiz e o professor. A participação do aluno deverá ser bastante valorizada durante todo o processo de aprendizagem. Os alunos serão motivados a resolverem o maior número possível de exercícios dos livros textos adotados. Para ilustrar melhor alguns tópicos, poderão ser utilizados recursos multimídias ou aplicativos de simulações de física. Os estudantes poderão contar também com aplicativos de redes sociais para expor suas dúvidas e obter informações mais específicas de qualquer assunto da disciplina em momentos extraclasses. Outros canais de comunicação entre professor e aluno poderão ser abertos conforme a necessidade de suporte aos alunos.
Devido à oferta da disciplina em forma flexibilizada, as aulas serão ministradas de modo online, através de videoconferência, e também através de aulas previamente gravadas.
Serão disponibilizadas, semanalmente, 02 (duas) gravações com média de duração de 01 (uma) hora cada. Quinzenalmente, em horário pré-fixado na matrícula na disciplina, serão ministradas aulas na modalidade online, por videoconferência, com duração máxima de 02 (duas) horas. Para cada hora de aula gravada o estudante deve reservar, no mínimo, o dobro do tempo para assistir e assimilar todo o conteúdo da aula, inclusive com transcrição para material de sua própria elaboração, como caderno ou arquivo digital.
O atendimento individual aos estudantes para sanar dúvidas serão feitos por meio de diversas plataformas virtuais como e-mail, chats e fóruns do sistema AVA e e-mail da turma
As atividades avaliativas sempre serão realizadas de modo online, por meio da plataforma AVA, em horário previamente definido.
As aulas serão expositivas dialogadas, sempre privilegiando momentos de interatividade com os estudantes, mesmo na forma gravada. Como recursos adicionais, serão utilizadas simulação computacional e aplicativos voltados ao ensino de Mecânica.
Os recursos de TIC necessários para as aulas são:
Para o professor:
computador, internet banda larga, mesa digital, software para gravação e edição das aulas, plataforma de videoconferência de livre acesso, sistema AVA.
Para os estudantes:
Os estudantes deverão ter dispositivo eletrônico e internet (preferencialmente banda larga) para participar das aulas online, acessar as aulas gravadas, fazer downloads e uploads de arquivos e também para a realização das atividades avaliativas.

Avaliação

As avaliações ocorrerão, em datas preestabelecidas, exclusivamente pelo sistema AVA, de modo síncrono.
Havendo, da minha parte, problemas técnicos com a internet na data e horário das avaliações, nova data será escolhida com participação de todos. Se o problema se der por parte de algum(a) aluno(a), nova data será marcada com ele(a).

Serão realizadas 03 (três) avaliações (N1, N2 e N3 na escala de 0 a 10) que equivalerá a 90% da média final [(N1+N2+N3/3].
Ao final do semestre haverá uma Prova Substitutiva (peso semelhante as provas anteriores) com a finalidade de substituir umas notas obtidas nas provas anteriores.
As listas de exercícios (L1, L2 3 L3 na escala de 0 a 10) propostas compreenderão a 10% da média final [(L1+L2+L3)/3]

O estudante será aprovado na disciplina se a nota final for maior ou igual a 5,0.

Bibliografia

Básica

Referência Existe na Biblioteca

Complementar

Referência Existe na Biblioteca

Informações Adicionais

Aprovação

Aprovado em reunião do Colegiado do Curso realizada em ___/___/_____.
________________,___/___/______.
_______________________________________
Coordenador(a) do Curso